Artesãs de Japeri vão levar as belezas do município na Fecoop no Rio Grande do Sul

A feira é realizada em Santa Maria, onde o Conselho de Economia Solidária  mostrará como o setor está se desenvolvendo na cidade

Cinco artesãs do grupo de Economia Solidária de Japeri participam nesta quarta-feira (13) da 28º Feira Internacional do Cooperativismo (Fecoop) que será realizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul.  Elas vão levar nas bagagens imagens dos pontos turísticos da cidade, como o pico da Coragem, o campo do Golfe e a igreja de Nossa Senhora da Conceição retratados em panos de prato, artes em papelão imitando madeira, em vidro, crochê e biscuit.

Segundo a presidente do Conselho de Economia Solidária, Gilza Rosa Moraes dos Santos, a participação do grupo em uma feira internacional é importante para divulgar o trabalho do setor. “Vamos representar a agricultura, apicultura e o artesanato em geral. Estamos muito felizes por esta oportunidade”, comemora a artesã que estará acompanhada por Aparecida Vieira Oliveira Lima, Regina Maria Silva, Ana Cristina Vicente Torquato e Maria Verônica do Nascimento Silva.

De acordo com o secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., esta será a primeira vez em que Japeri será representada como Conselho Municipal de Economia Solidária, recentemente criado.  Ele é fruto das ações do Fórum desse movimento que existe há cerca de 8 anos na cidade.

“É um evento internacional sendo realizado na considerada capital da Economia Solidária. As conselheiras levarão para exposição obras produzidas por artesãos japerienses que demonstram a identidade cultural do município, fortalecendo a imagem potencial da cidade e a inserindo cada vez mais neste cenário”, disse o secretário.

A feira acontece no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.  A Fecoop é promovida pela Arquidiocese de Santa Maria via Banco da Esperança – Ação Social, Projeto Esperança/Cooesperança, Rede Esperança; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Cáritas Brasileira, Cáritas Rio Grande do Sul, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Comissão Pastoral da Terra no Rio Grande do Sul (CPT/RS), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB), entre outros. O patrocínio é do Ministério da Cidadania e Sicredi Região Central/RS.