Reforma da Escola Municipal João XXIII gera entusiasmo entre os moradores

Patrimônio de Japeri ganha novas acomodações após oito anos de obras paralisadas

Com mais de 100 anos de existência e considerada patrimônio histórico do município, a Escola Municipal João XXIII voltará formar futuros profissionais. A Prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, retomou as obras da unidade, que estavam paralisadas desde 2014. No entanto, os estudantes não foram prejudicados. Apesar do transtorno, eles estão assistindo aulas, provisoriamente, no CIEP 206 – Cyrene Moraes Costa, que fica próximo ao João XXIII.

A notícia da retomada trouxe boas lembranças a memória dos ex-alunos e funcionários. Afinal uma escola centenária possui histórias guardadas com carinho por quem passou pelos corredores. Hoje, graças a atual gestão, o lugar que formou médicos, engenheiros, professores, entre outros cidadãos, pode continuar o legado.

A Prefeita confessou ter boas lembranças da época que sua mãe, Silvia Ontiveros, lecionava na escola: “Minha mãe deu aula por muitos anos aqui, quando ainda era uma escola estadual. Eu corri muito no pátio e comi muita merenda gostosa lá”, disse a gestora. Ela acrescentou ainda que está investindo R$3,4 milhões na reforma e ampliação do antigo prédio.

A secretária de Educação, Carol Ontiveros (irmã da Prefeita) também tem muitos motivos para celebrar a ocasião. Ela contou que está muito feliz em dar continuidade no local que lhe trouxe tantas alegrias: “Quando criança minha mãe nos levava com ela e isto me inspirou na escolha do magistério como profissão”, confessou.

A japeriense Ana Lucia Torres, atualmente funcionária pública e moradora de São Paulo, concluiu a terceira série do primário na E. M. João XXIII em 1992, ano no qual o município foi emancipado. Em sua memória ainda pairam o acolhimento dos professores, diretores e colegas de classe: “Tive pouco tempo de experiência escolar e já estava com 11 anos quando concluí a terceira série. Neste período, o apoio dos profissionais foi fundamental para minha formação. Os ensinamentos me fizeram chegar até aqui”, agradeceu a funcionária pública.

O professor Luiz Henrique relembrando a época de estudante com a fotografia que guarda com carinho.

Em um comentário nas Redes Sociais da prefeitura, no dia 9 de junho, a ex-estudante Michele Vaz da França recordou com carinho da merendeira ‘dona Gracinha’ e do porteiro ‘tio João’. Michele estudou durante a infância lá e fez questão de citar também o professor Henrique e quantas aulas de tabuada teve com ele: “São muitas lembranças boas. Gostaria que meus filhos estudassem lá”, ressaltou Michele a munícipe.

O professor da tabuada do qual a ex-aluna se refere com tanto carinho é Luiz Henrique da Costa, de 59 anos. Ele deu aula durante 10 anos para turmas do ensino fundamental. Luiz também foi vizinho da antiga escola. Nascido em Japeri, migrou de aluno para docente. Época a qual, segundo ele, considera inesquecível.

Atualmente o professor faz parte da área pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ele contou que ficou sensibilizado ao visitar a antiga escola e vê-la completamente destruída.

“Aqui tem história. Estou grato pela retomada. Na minha formação fui estagiário e voluntário na unidade. Carrego o orgulho de fazer parte desse centenário, pois, o lugar é um pedaço da minha vida. Sempre fomos conhecidos como uma família”, conta o professor.

Obra

De acordo com técnicos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, além da reforma do antigo prédio será construído um prédio anexo. No total serão 10 salas de aulas, banheiros, sala de informática, biblioteca, refeitório, auditório, quadra poliesportiva. No antigo prédio ficarão instaladas a parte administrativa, com secretaria, sala de diretores e sala dos professores, sala de leitura.

Texto: Josy Souza