Prefeitura de Japeri leva alunos da rede pública para a Glocal Experience

Estudantes da rede pública de ensino participaram de atividades sobre assuntos relacionados à sustentabilidade e Meio Ambiente

Na manhã desta quarta-feira (13), trinta estudantes da Escola Municipal Professora Etiene de Souza participaram para a Glocal Experience – evento que reúne especialistas brasileiros e internacionais para a discussão de temas sobre sustentabilidade e o futuro do planeta. A iniciativa foi das Secretarias Municipais do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) e Educação, em parceria com a empresa Águas do Rio.

Realizado na Marina da Glória, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, a Glocal Experience acontece até 17 de julho e tem entrada gratuita. Durante o período estão sendo debatidos temas que abordam questões ambientais, desigualdade e cultura. Também acontecem palestras, oficinas de horta e argila, apresentação de filmes, shows de música, realidade virtual e outras atrações.

Para a secretária municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, apresentar aos alunos educação ambiental e sustentabilidade por meio de atividades lúdicas é essencial para o aprendizado. “Eles puderam praticar atividades de educação ambiental, visualizar o que é sustentabilidade através dos stands e palestras. Também refletiram sobre o futuro do Meio Ambiente e do planeta. Agradecemos à empresa Águas do Rio pela parceria e apoio”, disse.

A parceria entre as Secretarias não é de hoje. Há diversos projetos no município que envolvem educação e Meio Ambiente. A secretária municipal de Educação, Carol Ontiveros, também participou do evento e se sente orgulhosa da ação. “Fico feliz por colaborar para que as crianças tenham uma vivência fora da sala de aula com assuntos que farão a diferença na vida delas. O que aconteceu aqui elas nunca mais vão esquecer. A gente sabe o quanto é importante dar oportunidade para os alunos conhecerem um lugar como esse”, conta.

A aluna Mirielly Ferreira de Oliveira, de 15 anos, conta que participar de eventos fora da escola é uma chance de aprender mais. “Aprendi muito e ainda me diverti. Amei a oficina sonora! Saber que instrumentos podem ser feitos com material reciclável foi incrível”, afirma. Sua amiga de turma, Ana Clara Rochetti Ferreira, de 14 anos, quer estar presente em outras conferências. “Eu amei ter vindo. As atividades são divertidas e a gente aprende na prática”, comenta.

Fotos: Lucas Alexandre

Uma Japeri mais sustentável

Os assuntos abordados na Conferência da Glocal Experience partem dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2030, a Agenda 2030.

A Prefeitura de Japeri está alinhada às propostas de desenvolvimento sustentável e realizou, junto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a I Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente no município e contou com a participação de membros da sociedade civil, estudiosos, empresários e políticos da região para a discussão do Plano Municipal de Meio Ambiente.

Segundo a secretária Meire Lucy, o município já está colocando em prática os ODS da Agenda 2030, em que são sugeridas metas para erradicação da pobreza e proteção ao meio ambiente a serem alcançadas nos próximos anos.

“O município está abraçado aos ODS definidos e vamos lutar para que possamos conquistar um futuro melhor para nossas crianças. Continuaremos trabalhando para que Japeri seja referência no desenvolvimento sustentável e, dessa forma, transformaremos a realidade local”, encerra a gestora.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*