Centro Cultural do Mucajá está com vagas abertas para aulas de ballet infantil

As aulas acontecem gratuitamente no Centro Cultural em Mucajá

O programa Esporte em Movimento da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER) está oferecendo aulas gratuitas de ballet para crianças do município de Japeri. É o Babyclass que atualmente tem uma turma com aproximadamente 15 alunos, entre três e dez anos. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h e às segundas e quartas-feiras, das 15h às 16h, no Centro Cultural Deputado Eduardo Maron de Magalhães, no Mucajá.

O programa também oferece aulas de Jazz que ainda está com inscrições abertas e tem sete alunos matriculados. Os interessados podem procurar a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, ou se cadastrar pelo e-mail: semetuler@japeri.rj.gov.br

A professora de dança, Ana Garcia, de 24 anos, conta que está animada com o empenho da turma nas aulas. “A dança é um meio muito importante de socialização e inclusão. Muitas crianças estão em situação de vulnerabilidade e a arte tem o poder de restaurar a esperança em dias melhores”, explica. Ela conta ainda que muitas alunas chegam tímidas e com o tempo se apaixonam pelas aulas.

Para o Secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Marcelo Capoeira, é importante ressaltar a necessidade da criação de projetos sociais para os jovens do município. Segundo ele, é possível construir uma sociedade mais justa e ética por meio do esporte e da arte.

“Tenho certeza que daqui sairão grandes talentos. Essas atividades ajudam a resgatar a autoestima dessa nova geração e o esporte salva o futuro das crianças, sobretudo, da criminalidade”, acrescenta o secretário.

Marcelo conta que para se inscrever é preciso duas fotos 3×4; declaração escolar; xerox do comprovante de residência; da certidão de nascimento ou identidade; atestado médico e comprovante de vacina Covid-19.  

Bailarinas mirins

A moradora de Japeri Leidiane de Alemida, de 27 anos, é mãe da bailarina mirim, Laiza Roberta, de 8 anos. Emocionada ao admirar sua filha dançando, ela conta que, por motivos pessoais, precisou tirar a menina das aulas de ballet que ela frequentava.

Ao saber que a Prefeitura disponibiliza esse programa de forma gratuita, matriculou a menina imediatamente. Desde então, tem notado a empolgação de Laiza e uma melhora significativa em suas atividades diárias.

 “As crianças do município precisam de um espaço de lazer exclusivo para elas. No começo minha filha ficava com vergonha de dançar e até chorava. Mas aos poucos a professora foi cuidando delas de forma carinhosa e hoje minha filha adora as aulas”, conta Leidiane.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*