Saúde em Japeri: vacinação contra Covid-19 é ampliada para crianças de 3 e 4 anos

Imunizante CoronaVac para crianças, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já está disponível em Japeri

Já está disponível em Japeri a vacinação contra Covid-19 para as crianças de 3 e 4 anos de idade. A imunização será feita com a Coronavac, vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O anúncio da Secretaria Municipal de Saúde sobre a ampliação para o novo grupo chega após recomendação do Ministério da Saúde.

A vacinação para crianças de 3 e 4 anos está disponível nos seguintes locais: UBS Santa Amélia, UBS Vila Central, UBS Chacrinha, Academia da Saúde, UBS Delamare, Centro Municipal de Especialidades Japeri e Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. As unidades de Vila Central e Chacrinha também imunizam crianças de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica.

É válido lembrar que a CoronaVac possui esquema vacinal de duas doses e intervalo de 28 dias entre elas, conforme aprovação da Anvisa. Crianças com 5 anos ou mais, podem receber tanto a CoronaVac, quanto a Pfizer Pediátrica.

A secretária de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, destacou que é muito importante que as crianças se vacinem. “É fundamental que os pais e responsáveis levem os pequenos aos pontos de vacinação. Já foi comprovado que a vacina é segura e eficaz, além de essencial para prevenir complicações da doença. Vacinas salvam vidas!”, diz.

O município segue realizando a aplicação da primeira e segunda dose, dose adicional (dose extra destinada a pessoas que são imunocomprometidas), dose de reforço e segunda dose de reforço em toda população, de acordo com o esquema vacinal.

Foto: Julia Cavalieri

Documentos necessários

Para receber a imunização, o responsável da criança deve apresentar o documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, além de levar a caderneta de vacinação da criança para mostrar ao profissional de saúde. É necessária a presença do responsável, mas se o acompanhamento for feito por terceiros, é preciso apresentar o termo de autorização com assinatura dos tutores legais.

Vacinação nas demais idades

A vacinação contra a Covid-19 em Japeri continua para as demais idades. Pessoas a partir de 40 anos e trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, que tomaram a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses, devem tomar o segundo reforço. Todas as pessoas com 12 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses também já podem tomar uma dose de reforço.

Já o exame de Covid-19 está sendo realizado apenas na Policlínica Itália Franco, 24h por dia. Compareça ao local para testagem em casos de sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e alterações no olfato e paladar.