Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca lança Projeto Mandiocultura

Festa da Mandioca de Japeri foi um dos assuntos abordados no encontro

Que a mandioca é de longe a principal cultura agrícola explorada no Município de Japeri não restam dúvidas. Essa atividade tem forte potencial de empregabilidade e geração de renda, uma vez que, aproximadamente, 90% dos produtores locais cultivam mandioca. Por conta disso, a Secretaria de Agricultura e Pesca (SEMAPE) promoveu uma reunião com esses agricultores, na sede do Sindicato Rural. Entre os temas abordados esteve a festa com os derivados do maior cultivo da cidade.

Foto: Julia Cavalieri

O encontro teve como proposta discutir o aperfeiçoamento da cultura no município. A metodologia do projeto prevê a utilização da percepção constituída pelo produtor rural sobre os aspectos agronômicos da mandioca no que se refere à aceitação do mercado, produção por pé, ciclo de produção, resistência às doenças, entre outras.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, a Festa da Mandioca de Japeri está prevista para o mês de novembro. E fará parte da Semana Municipal da Agricultura Familiar, que normalmente é comemorada no fim de julho e início de agosto de cada ano. O evento terá a participação dos produtores.

O secretário de agricultura e pesca, José Maurício da Silva, conta que o reconhecimento da mandiocultura, enquanto estrutura de impulso ao desenvolvimento local, implicará no desencadeamento de diversos subprojetos abordando a espécie, tais como o cultivo e a exportação.

“A especialização da cultura no município possibilitará o rompimento de barreiras, entre elas o tamanho das propriedades e áreas de cultivos que ficam em torno de dois e 11 hectares em média. Podemos, assim, alcançar um nível de produtividade que possa garantir uma colheita suficiente nesses perímetros. Para isso, buscamos parcerias de instituições como EMBRAPA, PESAGRO, UFRRJ” conclui o secretário.