Prefeitura de Japeri Reinaugura Biblioteca Municipal nesta quinta-feira

Tarde de autógrafos com escritores locais estão entre as novidades do evento

Entre as Escolas Municipal Ary Schiavo e Estadual Barão do Rio Branco está a Biblioteca Municipal Carlos de Souza. Ela, que ficou fechada por dois anos, agora ganhará nova roupagem e será reaberta pela Secretaria Municipal de Cultura. A cerimônia acontece nesta quinta-feira (11), às 15h.

Segundo informações da Secretaria de Cultura (Secult), serão apresentados poemas e contos de histórias infantis. Haverá, ainda, a distribuição de livros que foram publicados por escritores japerienses por meio da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura. Eles integram a Setorial de Livro, Leitura e Literatura.

Foto: Lucas Alexandre

Para o secretário da Pasta, Jorge Braga Jr., a presença dos autores tem o objetivo de aproximá-los das crianças. Com o novo endereço da casa de leitura, na Rua Coronel Emídio Lemos, nº 461, centro de Japeri, os alunos poderão preencher o tempo vago investindo no aprendizado.

“A Biblioteca será mais um espaço público para o desenvolvimento da arte e da cultura da cidade. Um espaço vivo, com atividades recreativas, lazer e apresentações marcantes”, contou Jorge.

Uma das atrações do novo espaço é a galeria de exposições dos artistas locais. A abertura está prevista para o mês de setembro, com uma homenagem ao compositor Almirante, que foi cedida pelo Museu da Imagem e do Som.

Apesar do público-alvo ser voltado aos estudantes, a Biblioteca se estende à outras faixas etárias. De acordo com a Secult, este é o terceiro equipamento público da Cultura em atividade na cidade, que já conta com a sede da Pasta e o Centro Cultural no Mucajá. O secretário informou que até o final do ano está prevista a reinauguração da Sala de Cinema Anselmo Duarte, no centro de Engenheiro Pedreira.