Prefeitura de Japeri promove debate sobre aleitamento materno

2° Workshop do Agosto Dourado foi realizado no Auditório da Semus e contou com a presença de profissionais da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Japeri promoveu, na tarde desta terça-feira (2), a abertura da campanha Agosto Dourado – que tem por objetivo alertar e estimular a importância  do aleitamento materno no município. O 2° Workshop Dourado foi realizado no Auditório da Semus, no Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP), e destacou os benefícios da amamentação para crianças e o papel do profissional da saúde no acolhimento da gestante durante o pré-natal e nos primeiros meses após o nascimento do bebê.

Para a coordenadora do Programa de Amamentação do município, Rayane Assis, o leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês. “Além de criar vínculo entre mãe, o leite da  mãe sacia a fome, protege de doenças e promove o crescimento saudável do bebê. Se as puérperas puderem, nós auxiliamos e encorajamos. Nesse sentido, os profissionais da saúde são essenciais neste processo em que há diversas mudanças para a mãe e o bebê”, diz.

A gestora conta que a cor dourada está diretamente relacionada à qualidade do leite materno: ele vale ouro. “Também é válido ressaltar que é recomendado que os bebês sejam alimentados de forma exclusiva com o leite materno até os seis meses de idade. Após esta etapa, é necessário introduzir outros alimentos, mas é preciso continuar com a amamentação até, no mínimo, dois anos de idade”, informa. E continua dizendo que o ato evita diarreia, infecções, diabetes, alergias, obesidade e outras doenças.

Fotos: Lucas Alexandre

Uma das palestrantes do evento, a consultora internacional em lactação, enfermeira neonatologista e mestre em enfermagem, Bruna Martins, conta que é comum a gestante se preocupar mais com o parto do que com a amamentação. “É um processo de aprendizado, por isso, é importante conversar com as mães ainda durante a gestação sobre os fatores de risco e principais problemas deste momento.  Amamentar não é só amor, é fisiologia, é social e cultural”, comenta.

A também palestrante, Tamiris Ramos Vargas, relata que o ato de amamentar é importante para mãe e para o bebê. Ela é odontopediatra do Centro de Especialidade Odontológica (CEO) de Japeri e atuante em ações humanitárias no Haiti. “Para as mães que podem amamentar, além do acolhimento e orientações, colaboramos com procedimentos e movimentos que facilitam o processo e evitam o desmame precoce. Isso é muito importante”, relata.

Mais conscientização no Agosto Dourado

Durante o mês de agosto serão realizadas diversas ações de conscientização e esclarecimento à população. A programação será divulgada nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Japeri.