Prefeitura de Japeri realiza capacitação para profissionais da saúde

Cerca de 50 enfermeiros, técnicos de enfermagem e estagiários atuantes no município passaram pela atualização com o objetivo de aprimorar as atividades nas unidades de saúde

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu na manhã desta quarta-feira (3), no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, em Japeri, uma capacitação para enfermeiros, técnicos de enfermagem e estagiários da área da saúde atuantes no município. Com o objetivo de aprimorar as atividades profissionais nas unidades de saúde, o treinamento foi uma parceria da atual gestão com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ).

O tema do evento foi “Atualização dos Guidelines Nacionais e Internacionais de Parada Cardiorrespiratória”, no qual foram abordadas técnicas e métodos para a melhoria do atendimento a pacientes com base no protocolo internacional. Prestigiaram o evento a prefeita Drª Fernanda Ontiveros e a também enfermeira e deputada estadual, Rejane de Almeida.

Segundo a subsecretária de Planejamento, Fernanda Goulart, a capacitação é importante para que seja oferecido à população um serviço público humanizado e de qualidade. Ela conta que há a necessidade de promover treinamento para os novos profissionais do município que chegaram por meio dos processos seletivos realizados esse ano.

“Tanto para os novos, quanto para os que trabalham há mais tempo na rede, a educação continuada é essencial para o alinhamento de todos os profissionais. Nosso objetivo é que sigam se desenvolvendo com eficiência e estejam ainda mais preparados para o acompanhamento aos pacientes no dia-a-dia”, completa.

Foto: Lucas Cavalieri

Para a enfermeira da Educação Permanente do município, Deusineth Costa, a capacitação faz parte de uma série de ações realizadas pela Semus para proporcionar mais conhecimento para a equipe. “Os enfermeiros e técnicos possuem grande potencial de salvar vidas. Nós sabemos disso e incentivamos o aprimoramento deles. Além disso, é necessário padronizar o atendimento para disponibilizar uma boa experiência à população japeriense”, informa.

Saúde em foco em Japeri

Agosto começou com o pé direito em Japeri. Nesta segunda-feira (1), a prefeita Drª Fernanda Ontiveros e a secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, apresentaram à população as duas novas ambulâncias UTI Móvel do município. Ambas terão como base a Policlínica Itália Franco (PIF) e facilitarão a remoção de moradores para atendimentos na própria unidade e em estabelecimentos de saúde em outras cidades.

Os veículos são equipados também para o transporte de pacientes obesos mórbidos, contendo maca de obeso, cadeira de rodas, respirador, desfibrilador, monitor e outros equipamentos que contém em uma UTI Móvel completa.

Além disso, já estão marcadas diversas Mobilizações da Saúde nos bairros do município. O projeto itinerante da Atenção Básica, que soma mais de 3 mil atendimentos, já passou por locais como: Marabá, São Jorge, Teófilo Cunha, Santa Terezinha, Vila Conceição, Laranjal, Nova Belém, Alecrim, Santa Inês e outros.

Ainda em agosto serão abertas as inscrições para o processo seletivo (06/2022). O edital foi divulgado e oferece 50 vagas para médicos em 15 especialidades com remuneração de R$8 mil a R$16 mil e carga horária de 20h a 40h semanais.