Semana da Agricultura Familiar terá benefícios para os produtores de Japeri

Na próxima sexta-feira (12), a Prefeitura apresentará três grandes projetos que irão favorecer os trabalhadores da terra. Um deles é o termo de cooperação técnica com o ITERJ

Em comemoração à Semana da Agricultura Familiar, a Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca irá presentear os agricultores da cidade. É que no próximo dia 12, às 14h, lançará três grandes projetos: O Programa de Mecanização Agrícola; o Plano do Sistema Viário Rural e a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica entre o Município e o Instituto de Terras do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ). O evento será na Sede da Fazenda Normandia, na Estrada Jaqueiras, Lote 15, Santa Inês.

Foto: Júlia Cavalieri

De acordo com o secretário de agricultura José Maurício, o Plano de Sistema Viário Rural tem como objetivo melhorar a acessibilidade e mobilidade das vias rurais, por onde são escoadas as mercadorias produzidas na região. Ao mesmo tempo, visa promover o turismo ecológico do município.

O Programa de Mecanização Agrícola consiste em uma parceria entre o poder público municipal e os produtores. Neste caso, a Prefeitura entra com subsídio de 40% no financiamento do preparo da terra.

Já a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica entre o Município e o ITERJ, permitirá a regularização fundiária. “Com esta parceria os agricultores terão a sensação de segurança, já que receberão um documento que dará o direito de eles trabalharem na terra que atuam”, explicou.

José Maurício adiantou que a cidade está preparando a Festa da Mandioca, que provavelmente ocorrerá em novembro e será a segunda fase da Semana da Agricultura Familiar.