Projeto Viver com Saúde oferece aulas gratuitas de pilates para terceira idade

Além de atividade física, o projeto também promove atendimento nutricional

Podendo chegar ao custo de até R $140 reais, dependendo da academia em Japeri, as aulas de pilates são importantes para qualquer pessoa, principalmente para os idosos. Foi pensando neles que a Prefeitura de Japeri, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Esporte, Turismo e Lazer desenvolveu o projeto de aulas gratuitas do exercício às segundas-feiras, das 08h às 15h.

O projeto beneficia 56 alunos em oito turmas mistas pela manhã e tarde. Elas acontecem na Academia da Saúde, na Rua Vereador Francisco Costa Filho, São Jorge -Engenheiro Pedreira.

Foto Divulgação

Os exercícios fortalecem também o bolso da turma da melhor idade, que em sua maioria vive de aposentadorias. Em média, se fossem pagar, precisariam desembolsar de R$120 a R$140 duas ou três vezes por semana, inviável para grande parte dos idosos.

É o caso da aposentada Nadir de Lima, 77 anos. “Com o salário que ganho não consigo pagar aulas particulares. É muito importante este projeto da Prefeitura”. Ela ressalta que antes dos exercícios sofria com fortes dores na coluna e hoje consegue dormir melhor e não sofre mais com os incômodos.

Atividade física

De acordo com o professor de educação física, José Eduardo, responsável pelas aulas, depois dos 50 anos, a atividade física fica ainda mais indispensável. Ele conta que o pilates é um ótimo exercício para a coordenação motora, pois consiste em uma série de movimentos que usam a gravidade e o peso corporal para fornecer resistência.

O professor acrescenta que o principal objetivo dos exercícios é condicionar os músculos mais profundos e sustentadores do corpo, melhorando a postura e o equilíbrio.

Para o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Marcelo Capoeira, é necessário promover projetos sociais para a terceira idade “Quem investe em exercícios economiza em remédios e vive mais. O esporte tem o poder de transformar a vida e a saúde das pessoas”, conclui o secretário.

Já a Subsecretária de Atenção Básica, Simone Cruz, lembra a importância do pilates trabalhar força e flexibilidade. “Inserir o idoso neste esporte melhora a autoestima e contribui para redução da glicemia e o colesterol”, contou.

Ela falou ainda da queda como agravante da terceira idade, quando muitas vezes eles fraturam o fêmur e ficam impossibilitados de andar.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer, na Av. Rui Barbosa, Senhor do Bonfim, das 9h às 16h. São necessários, uma foto 3X4, cópias do documento de identificação, comprovante de residência, atestado médico e de vacinação. Caso o aluno não esteja em dia com o calendário de vacinação, a Academia de Saúde oferece as doses da vacina contra o Covid-19. Mais informações pelo e-mail: semetuler@japeri.rj.gov.br