Conselho Municipal de Educação promove eleição nesta quinta-feira, 11 de agosto

A eleição é para cobrir vacância de membros e é relativa ao biênio de 2022 a 2024

O Conselho Municipal de Educação de Japeri convoca pais, responsáveis, alunos maiores e representantes das Entidades mantenedoras particulares e Movimentos Comunitários para participarem da eleição do CME. Para participarem é preciso que tenham sido eleitos ou indicados por suas Unidades Escolares. O evento será realizado na próxima quinta-feira (11), às 10h30, na sala de Conselhos, na Rua Rosária Loureiro, 218, loja, centro de Japeri, para o biênio 2022 a 2024.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial, no dia 29 de julho, a votação é necessária por conta da vacância de dois membros. Poderão se candidatar pais ou responsáveis ou aluno emancipado da Rede Pública de Ensino do Município de Japeri, com matrícula ativa no ano de 2022. O conselheiro não recebe remuneração.

Foto: Lucas Alexandre

No ato da votação, os candidatos deverão apresentar declaração de escolaridade dos filhos e ficha de inscrição feita pela unidade escolar a qual pertence. Quem é emancipado ou maior de 18 anos poderá apresentar a declaração de escolaridade com matrículas ativas no ano de 2022. Não poderão ser indicados representantes, somente os próprios eleitos nas escolas poderão participar da eleição final.

Cada unidade escolar poderá indicar dois candidatos, cabendo aos concorrentes a decisão de serem votantes ou candidatos.

A eleição será por meio de voto aberto e coordenada pela Presidente do CME, que é a Secretária Municipal de Educação. Os candidatos votarão entre os seus pares com registro em ata. A suplência será em ordem decrescente, para que sejam chamados a ocupar a função de Conselheiros em caso de vacâncias.