Vacinas contra gripe e Covid-19 serão aplicadas nas escolas municipais de Japeri

Todas as 34 unidades de ensino do município estão incluídas no cronograma de vacinação definido pela Secretaria Municipal de Saúde

A partir desta quarta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde de Japeri inicia a vacinação contra Covid-19 e Influenza (gripe) nas escolas da Rede de Ensino do município. A aplicação será de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, de acordo com o calendário que segue até 5 de outubro.

A vacinação contra a gripe será administrada em dose anual. Para a imunização contra Covid-19 serão disponibilizadas as vacinas Coronavac e Pfizer Pediátrica. Todas as crianças e adolescentes, matriculados ou não na rede de ensino, poderão ser imunizadas na escola.

Para que a vacinação aconteça no dia marcado de cada escola, as crianças de 3 a 11 anos completos só poderão receber o atendimento se acompanhadas dos pais ou responsáveis. Já os adolescentes de 12 a 17 anos, quando não acompanhados, deverão apresentar um documento assinado pelos pais autorizando o recebimento das vacinas nas unidades de ensino, caderneta de vacinação, documento com foto e cartão do sus ou CPF.

Foto: Julia Cavalieri

Aproximação com a população

A coordenadora de Imunização do município, Priscila Martins, destaca a importância de aproximar a campanha da população e ampliar o número de crianças vacinadas. “Vacinando no ambiente escolar conseguimos expandir o acesso à imunização de forma rápida, eficaz e cômoda para os responsáveis. Os pais que levam ou buscam seus filhos, já podem aproveitar a oportunidade para vacinar a criança sem precisar se deslocar para outros locais”, conta.

A gestora completa dizendo que a unidade de ensino é uma aliada no processo de conscientização. “As escolas são essenciais para a vida dos alunos que já sofreram muito com o seu fechamento. Além disso, têm também o papel de informar aos pais e as crianças sobre os benefícios da vacinação e a importância das instituições estarem abertas. As vacinas trazem esse adicional de segurança a todos, elas são seguras e funcionam”, encerra.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há duas vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem aplicadas nas crianças e adolescentes: Pfizer e Coronavac. A Pfizer pediátrica pode ser aplicada no público acima de 5 anos, enquanto a Coronavac em crianças acima de 3 anos.

Confira o calendário de vacinação de agosto
10 de agosto – Escola Municipal Rio D’ouro
11 de agosto – Escola Municipal Amaralina