Em cinco anos Japeri terá abastecimento total de água potável

Inaugurada nesta sexta-feira (12), a Estação de Tratamento Água de Japeri (ETA) já está atendendo 24 mil famílias, mas chegará a cem por cento da população

A população de Japeri que durante anos dependeu, em sua maioria de poço artesiano, recebeu nesta sexta-feira (12) um dos mais importantes elementos para sua sobrevivência: água potável, que será distribuída por meio da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Japeri. Com isto, os 106 mil moradores terão abastecimento, num prazo máximo de cinco anos. É o que garante a Cedae e a Águas do Rio, juntas nesta empreitada. Uma cuidando do tratamento e a outra do abastecimento.

De acordo com o Diretor Superintendente da Águas do Rio, Luiz Fabbriani, o abastecimento ocorrerá por fases. Começando por bairros mais próximos a ETA, como a Lagoa do Sapo, onde os moradores foram surpreendidos, há cerca de dois meses, de madrugada com a chegada da água.

“Nesta primeira fase estamos atendendo 24 mil pessoas. A população já está recebendo Água na sua porta. Estamos avançando muito rápido para Japeri que em cinco anos vai ter a universalização da água e do esgoto”, disse o diretor.

Segundo o presidente da Cedae, Leonardo Soares, atualmente apenas 50 mil habitantes contam com abastecimento no município, mas a meta é atender aos demais moradores.

“Quem já recebia água antes tem hoje um abastecimento de água com mais qualidade. Começamos esta obra antes da pandemia. Estamos em processo de automação e dentro de pelo menos um mês todo o processo será automatizado. Hoje boa parte já é operada remotamente”, comemora o presidente.

Investimento em infraestrutura

O secretário de Comunicação, Rogério Sant’Ana representou a prefeita, Fernanda Ontiveros, que não pode comparecer ao evento. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar o trabalho que o governo tem feito na área de urbanização da cidade, que está recebendo os 100% dos recursos oriundos da Cedae em obras de infraestrutura.

“Desde o início a prefeita tem dialogado com o governo do Estado e em especial com a Cedae, na busca para que esta obra chegasse ao ponto que chegou hoje. Representa bastante para a população de Japeri esta obra. A partir desta inauguração aqui, chegará água na torneira de 24 mil residências em nosso município”, enfatizou.

Para ele, a água representa um investimento muito importante que chega na ponta do atendimento à população Japeriense. Rogério falou ainda de como a gestão da prefeita Fernanda Ontiveros tem se preocupado em entregar serviço de qualidade à população, com obras de asfalto,- que tem a frente o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Francisco Nacélio-,  investimento na saúde, educação e cultura.

Participaram da solenidade secretários municipais, vereadores, e autoridades da Cedae e da Águas do Rio.