Tradicional caminhada reúne cerca de 300 participantes em Japeri

Aconteceu, na manhã deste sábado (13), o Anda Japeri. O projeto recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Japeri

O dia amanheceu ensolarado em Japeri, o que contribuiu positivamente para o sucesso do Circuito Festival de Inverno de Japeri – Caminhadas na Natureza, o Anda Japeri. Realizado pelo Instituto Kerygma Ambiental (IKA), o projeto recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Japeri.

O evento é tradicional na região e já faz parte do calendário municipal. Uma prova disso é o número de participantes. Estiveram presentes cerca de 300 caminhantes, entre jovens, adultos e idosos. O percurso foi de 6km, no qual os caminhantes passaram por diversos pontos do município como o Campo do Golfe, onde fizeram uma breve parada para se hidratarem.

Além dos munícipes, Japeri também recebeu visitantes nesta manhã: moradores de Miguel Pereira, Paulo de Frontin, Maricá, Bangu, Mesquita, Nilópolis e muitos outros lugares do Rio de Janeiro vieram prestigiar o evento, que começou às 7h, com concentração na Arena VJ Esportiva, no centro de Engenheiro Pedreira, com direito ao café da manhã e alongamento. Em seguida, foi dada a largada do evento.

Confraternização entre os caminhantes

Após a caminhada, houve a tradicional confraternização no Sítio Bistrô Canaã. Com direito a almoço farto, música ao vivo, bebidas, piscina, tendas de educação ambiental, artesanato, massagem, plantas e produção rural, tudo com muita diversão.

O organizador do evento e diretor presidente do IKA, Nélio Peçanha de Mello, conta que o retorno do circuito urbano atende pedidos dos japerienses após a pandemia. “O evento tem um efeito muito importante na vida dos munícipes porque fomenta o turismo, a economia local e a agricultura familiar, além de estimular a prática de exercícios físicos. Nós temos condições de receber essas pessoas e colaborar com todos os expositores para que consigam gerar renda. Não é simplesmente uma caminhada, é um leque de possibilidades que se abrem para a nossa população”, diz.

Fotos: Lucas Alexandre

De acordo com Nélio, o município está em primeiro lugar no número de caminhantes no ranking do Anda Brasil, a Confederação Brasileira de Esportes Populares, no estado do Rio de Janeiro. Além disso, ainda pelo Anda Brasil, Japeri é a quarta colocada em número de caminhantes e a maior em número de cadastrados.

Para a secretária municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, o projeto é uma oportunidade para estimular o comércio local, que é o combustível da economia de Japeri. “É com muita alegria que estou aqui hoje não apenas prestigiando, mas apoiando e incentivando o projeto. Após a pandemia, essa é a nossa primeira caminhada juntos novamente e é um motivo de orgulho para nós. As equipes se uniram para trazer atividades sociais, ambientais, econômicas e de saúde com o objetivo de avançar e construir uma cidade melhor”, relata a gestora.

Atividade física e bem-estar

A caminhante Janice Dutra, de 55 anos, conta que é uma oportunidade de praticar atividade física e sair da rotina. “Estar aqui faz bem para a alma, para o corpo e para o Meio Ambiente. Isso aqui é maravilhoso! Confraternizar com meus amigos é incrível, caminhar e depois dançar um forró com eles é sempre sensacional. Ainda tem piscina para quem quiser se refrescar”, diz animada.

As secretarias de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Segurança e Ordem Urbana, Obras e Serviços Públicos, Agricultura e Pesca e Cultura apoiaram o evento. Todo o percurso contou com a presença da Guarda Municipal e de bombeiros para garantir a segurança dos participantes.