Programa Esporte e Movimento promove arraiá para adaptados, nesta sexta (19)

O evento vai contar com brincadeiras, diversão e muitas comidas típicas

Esta sexta-feira será especial para os alunos que participam das atividades do Projeto Esporte Adaptado. Eles vão pular a “fogueira”, mostrando que não há limites ou barreiras para quem quer se exercitar. É que a Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler) vai promover uma festa agostina.

​A festa da roça acontece em comemoração ao sucesso de mais um projeto do Programa Esporte e Movimento, que oferece atividades esportivas para pessoas com deficiência​ (PcD)​. O evento vai acontecer na Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, nesta sexta​ (19), às 1​4​h.

​As aulas são adaptações de esportes como: basquete, handebol, futebol e vôlei, além de exercícios que melhoram o desenvolvimento interpessoal. Crianças a partir de 10 anos de idade já podem participar do projeto, que atualmente conta com a participação de 15 alunos cadastrados. A expectativa da Secretaria é ampliar essa atuação.

​Para o secretário de esporte, Marcelo Capoeira, eventos como este são importantes para os alunos, pois é o momento que eles têm de descontração e interação. “Fico feliz em vê-los cada vez mais motivados com as aulas, agradeço o apoio da Igreja Católica em ceder o espaço para a nossa comemoração”, acrescenta o secretário.

​Sobre as turmas

De acordo com o professor de educação física e coordenador do projeto, José Eduardo, a turma é composta por autistas, cadeirantes e pessoas com Síndrome de Down. As aulas são ministradas todas as sextas-feiras, das 15h às 16h, na Quadra da Paróquia Senhor do Bonfim, localizada na Praça Olavo Bilac, 122- Engenheiro Pedreira.

O coordenador ressalta, ainda, que a prática de atividade física é indicada para qualquer pessoa que busca melhorar sua qualidade de vida, sobretudo para as pessoas com deficiência. “Quantos atletas paralímpicos que começaram suas carreiras em projetos como este e hoje são campeões? Esse é o verdadeiro espírito esportivo”, conclui o professor.

​As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer (Av. Rui Barbosa, Senhor do Bonfim, das 9h às 16h). São necessários, uma foto 3X4, cópias do documento de identificação, comprovante de residência, atestado médico e de vacinação.
Para mais informações acesse o e-mail: semetuler@japeri.rj.gov.br