Arraiá para adaptados promove inclusão social em Japeri

O evento reuniu alunos, professores e familiares em comemoração a primeira turma de esporte para pessoas com deficiência

Quadrilha, comidas típicas e brincadeiras embalaram a tarde da última sexta-feira (19) no Projeto Esporte Adaptado. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler) e aconteceu em comemoração ao sucesso de mais uma turma do Programa Esporte Em Movimento. Nem o frio foi capaz de conter a empolgação dos alunos. Eles confraternizaram até o fim da tarde na quadra da Igreja Católica Senhor do Bonfim.

Vitória Duarte, de 16 anos, tem Síndrome de Down é fã de esportes e dança. Ela apresentou uma coreografia de forró, logo encantou a plateia. “Amo as aulas e não perco nenhuma. Gosto dos professores e dos amigos que fiz aqui”, contou a menina.

Segundo a mãe de Vitória, Maria Duarte, a iniciativa de fazer uma turma somente para adaptados é um acerto da gestão atual. Segundo ela, além da socialização e o espírito esportivo, eles desenvolvem a disciplina. Ela contou que sua filha melhorou muito após começar a frequentar as aulas: “Ela quase não andava e hoje já consegue correr e dançar. Fico muito feliz”, disse a mãe.

A festa contou com a presença o da professora de dança Jéssica Azevedo, que oferece por meio da sua Companhia de Dança, bolsas de estudos para crianças da Rede Municipal de Ensino. Jessica conta que é um prazer levar a arte às crianças e jovens do Projeto: “Estar entre eles me faz muito bem. Trabalhar com arte me deixa satisfeita, pois a dança melhora a saúde e o desenvolvimento da mente e do corpo”, revelou. Na ocasião, a professora deu uma palestra sobre dança.

Fotos: Lucas Alexandre

De acordo com o professor de educação física e coordenador do projeto, José Eduardo, a turma é composta por autistas, cadeirantes e pessoas com Síndrome de Down. As aulas acontecem às sextas-feiras, das 15h às 16h, na quadra da Paróquia Senhor do Bonfim, Praça Olavo Bilac, 122, Engenheiro Pedreira.

As inscrições são feitas na Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer (Av. Rui Barbosa, Senhor do Bonfim, das 9h às 16h). São necessários, uma foto 3X4, cópias do documento de identificação, comprovante de residência, atestado médico e de vacinação.

Para mais informações acesse o e-mail: semetuler@japeri.rj.gov.br