Arraiá para adaptados promove inclusão social em Japeri

O evento reuniu alunos, professores e familiares em comemoração a primeira turma de esporte para pessoas com deficiência

Quadrilha, comidas típicas e brincadeiras embalaram a tarde da última sexta-feira (19) dos alunos do Projeto Esporte Adaptado. O evento, que foi promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler), aconteceu em comemoração ao sucesso de mais um projeto do Programa Esporte e Movimento. Nem o frio foi capaz de conter a empolgação dessa meninada, que aproveitou para valer na quadra da Igreja Católica Senhor do Bonfim. 

Foi o caso de Vitória Duarte, 16 anos, que tem Síndrome de Down e é fã de esportes e dança. Ela apresentou uma coreografia de forró e encantou a plateia. “Amo as aulas e não perco nenhuma. Gosto dos professores e dos amigos que fiz aqui”, conta Vitória.

Segundo a artesã, Maria Duarte, mãe de Vitória, a iniciativa de fazer uma turma somente para pessoas com deficiência é acerto grande, pois além de desenvolverem o espírito esportivo, eles ainda aprendem a ter disciplina. “Minha filha melhorou muito depois de começar a frequentar aqui. Ela quase não andava e hoje já consegue correr e dançar. Fico muito feliz”.

O evento contou com a participação da professora de dança, Jéssica Azevedo, que oferece por meio da sua Companhia de Dança, bolsas de estudos para crianças da rede municipal de ensino. Jessica conta que é um prazer levar a arte para as crianças e jovens do projeto. “Estar entre eles me faz muito bem. Poder trabalhar com arte me deixa satisfeita, pois a dança melhora a saúde e o desenvolvimento da mente e do corpo”. Na ocasião, uma aluna da Companhia Jessica Azevedo fez uma atividade de hip-hip.

Fotos: Lucas Alexandre

O secretário de esporte, Marcelo Capoeira, falou da importância de promover atividades para a juventude: “É gratificante ver como os alunos evoluíram depois da atividade física”, concluiu o secretário. 

De acordo com o professor de educação física e coordenador do projeto, José Eduardo, a turma é composta por autistas, cadeirantes e pessoas com Síndrome de Down. As aulas são ministradas todas as sextas-feiras, das 15h às 16h, na Quadra da Paróquia Senhor do Bonfim, localizada na Praça Olavo Bilac, 122- Engenheiro Pedreira.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer (Av. Rui Barbosa, Senhor do Bonfim, das 9h às 16h). São necessários, uma foto 3X4, cópias do documento de identificação, comprovante de residência, atestado médico e de vacinação.

Para mais informações acesse o e-mail: semetuler@japeri.rj.gov.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*