CEAM Japeri discute avanços da Lei Maria da Penha

O evento contou com a participação da delegada da DEAM Nova Iguaçu e outras representantes da rede de atendimento às mulheres

Os Avanços e Desafios da Lei Maria da Penha foram discutidos na tarde desta segunda-feira (22), por uma rede de proteção composta por representantes da delegacia especializada (DEAM), Patrulha Maria da Penha, Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres e outras instituições.

Em Japeri, entre os serviços mais procurados no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) é o de psicologia, embora também sejam oferecidos os serviços jurídicos e de assistência social.

A rede de assistência às mulheres vítimas foi apontada como a principal força para garantia dos direitos das mulheres vítimas. Dentre as falas, o empoderamento por meio da saúde, trabalho e qualificação são apontadas para que a mulher saia do ciclo de violência.

Para a ativista e membro do CEDIM, Helena Piragibe, é preciso que os municípios avancem na implementação de políticas públicas. Ela falou ainda da importância de se reforçar o Agosto Lilás, mês da criação da Lei Maria da Penha. “O Município tem que conhecer as mulheres destinatárias das políticas públicas para poder avançar. Uma delas é a questão da masculinidade tóxica e a cultura patriarcal, onde os meninos não podem lavar uma louça, por exemplo”, disse a ativista.

Para a delegada da DEAM Nova Iguaçu, Mônica Areal, a Polícia Civil está totalmente comprometida a diminuir os índices de violência doméstica. “A violência doméstica não é um crime comum e tem muitas questões afetivas. Às vezes precisamos entrar na cabeça da vítima para evitar que a relação termine no feminicídio até por ação própria”, disse a delegada, já que muitas das vezes o autor convida a vítima para uma última conversa e acaba se tornando a última.

Na banca estiveram presentes a Coordenadora do CEAM de Japeri, Regiane Ribeiro; a Representante da Assistência Social, Danieli Leite; a Coordenadora do do CIAM Nova Iguaçu, Sônia Lopes; os representantes da Patrulha Maria da Penha, Sargento Mattos e Cabo Fabiane Mello.

Também participaram do evento Sônia Lopes dos Centro Integrado de Atendimento à Mulher-, Nova Iguaçu e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Japeri.