Biblioteca Municipal Carlos de Souza recebe o Projeto #ESTUDEOFUNK

Artistas japerienses puderam conhecer mais sobre o cenário atual da música

Que o funk é uma das maiores manifestações culturais do Rio de Janeiro não restam dúvidas. Por isso que diretamente da Lapa para Japeri, o Projeto #ESTUDEOFUNK chegou trazendo uma noite de alegria, palestras e apresentações artísticas. O encontro aconteceu na última segunda-feira (22), na Biblioteca Municipal Carlos de Souza, Japeri.

O evento, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, a Fundição Progresso e o Viva Brasil, contou com uma roda de conversas na qual artistas japerienses puderam tirar dúvidas sobre o projeto, além de sugerirem parcerias para o crescimento cultural na Baixada Fluminense. Entre eles estavam: MC Fabíula, DJ Heder, DJ Ygor, entre outros.

O evento contou com a participação do público geral, de agentes culturais e da Subsecretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Claudia Viana. O coordenador pedagógico do projeto, Emerson Facão, fez uma palestra sobre a indústria musical. Já o MC Chacha também fez parte da mesa e debateu sobre o universo do funk. A apresentação do evento ficou por conta da produtora executiva do projeto, Ju Dorotea.

Para o secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., a experiência de receber a primeira atividade externa após a reinauguração da Biblioteca foi incrível: “Japeri é um celeiro de artistas. Temos que valorizar os talentos que surgem aqui para que tenham bastante oportunidade de crescer. Para que isto aconteça, é necessário construir mais parcerias”, revelou.

Inscrições

Segundo as informações passadas pela diretoria do projeto, O #estudeofunk vai promover uma imersão no mercado musical com ações presenciais com artistas e profissionais protagonistas na cena atual do funk carioca.

Entre os benefícios estão: acesso ao estúdio fotográfico, ambientes equipados para ensaio de dança, ambiente de criação e estudo musical voltado para criações autorais, estratégias de lançamento, projeção dos artistas e dos produtos desenvolvidos, além de oportunidades de apresentações no palco da Fundição Progresso.

As inscrições para o segundo ciclo “Vivência e Aceleração Artística” continuam abertas no site, até o dia 29 de agosto. A página traz o edital com informações completas do projeto. Os DJs, dançarinos e produtores do gênero funk podem se inscrever.