Japeri aplica mais de mil doses de vacina no “Dia D” de Vacinação

Ao todo, foram 1.083 aplicações durante a mobilização nacional contra a Poliomielite e Multivacinação, no último sábado (20)

Nem o frio afastou os pais, mães e responsáveis do objetivo de realizar a imunização da criançada no último sábado (20). Uma prova disso é a divulgação dos números do “Dia D” de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação em Japeri. As crianças e adolescentes japerienses puderam completar o esquema vacinal contra diversas doenças.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 1.083 doses de vacinas, sendo elas: 377 contra a Influenza (gripe); 143 contra a Covid-19; 309 contra Poliomielite (ou pólio, ou paralisia infantil); e 254 atualizações de cadernetas. O comparecimento das crianças nos locais de aplicação das vacinas comprovam a adesão da população.

A campanha de multivacinação, que segue até 9 de setembro, tem por objetivo garantir que crianças e adolescentes menores de 15 anos tenham acesso a todas as vacinas do calendário, de acordo com o esquema vacinal de cada faixa etária. São oferecidas vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Priscila Martins, Japeri tem avançado cada vez mais na cobertura de vacinação. “O resultado do ‘Dia D’ foi muito positivo. Apenas com uma população conscientizada conseguiremos atingir a meta de imunizar nossas crianças. É importante que os pais e responsáveis saibam que diversas doenças podem ser evitadas com as vacinas. Elas são seguras e oferecidas de forma gratuita pelo SUS”, comenta.

Os imunizantes incluídos na campanha são: BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, DTP, Tríplice Viral, Pentavalente, Pneumocócica 10-Valente, Poliomielite (Vip e Vop), HPV Quadrivalente, Rotavírus, Influenza, Meningocócica C (conjugada), Meningocócica Acwy (conjugada) e Covid-19.

Japeri segue com vacinação de crianças e adolescentes

As vacinas da campanha de multivacinação podem ser aplicadas em todas as unidades de saúde do município, além do Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP) e Centro Municipal de Especialidades Japeri (antiga Japeri Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Confira o endereço das unidades de saúde no site da Prefeitura.

No caso específico da Covid-19, a imunização contra a doença está disponível apenas nas unidades de saúde de Santa Amélia, Vila Central, Chacrinha e Delamare, ou na Academia da Saúde e centros de especialidades. É necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal.