Programa Esporte e Movimento promove aulas de capoeira no Ciep 207

Grupo de capoeira Nativos de Japeri tem atualmente 75 alunos entre crianças, jovens e idosos

Moradores a partir de sete anos de idade podem aprender a ginga e outros golpes de capoeira de forma gratuita. É que a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), por meio do Programa Esporte e Movimento oferece as aulas desta modalidade aos sábados, às 17h, no CIEP 207 – Gilson Amado.

Foto: Lucas Alexandre

A turma integra o grupo Nativos, que foi fundado pelo Mestre Aranha na Colômbia e se estendeu por outros países, entre eles o Brasil. O secretário de esportes, Marcelo Capoeira, é o único Mestre representante do Grupo Nativos no Brasil. Conhecido pelos alunos de Japeri como Mestre Sucuri, já visitou mais de cinco países divulgando o esporte.

Para Marcelo, o exercício da capoeira melhora as condições psicomotoras, alonga os membros corporais, melhora os reflexos, fortalece a musculatura. Mas não traz só benefícios para o corpo, como também para a mente. Além de ser fundamental na formação do caráter. “Fui criado pela minha avó, sem pai. Foi por meio da capoeira que viajei o mundo e pude me formar em professor de educação física”, conta o Mestre. Ele acrescenta, ainda, que o esporte anda junto à educação, por isso, é necessário que haja políticas públicas voltadas para este tema.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer (Av. Rui Barbosa, Senhor do Bonfim, das 9h às 16h). São necessários, uma foto 3X4, cópias do documento de identificação, comprovante de residência, atestado médico e de vacinação. Mais informações pelo e-mail: semetuler@japeri.rj.gov.br.