Saúde: vacina meningocócica C está disponível para crianças não vacinadas

Além das crianças de cinco a menores de 10 anos, os profissionais da saúde também poderão se imunizar

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacina meningocócica C (conjugada) está disponível em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para as crianças de cinco a 10 anos, além dos trabalhadores da saúde. O objetivo é evitar a circulação da doença e ampliar a cobertura vacinal dos japerienses. A vacina não é recomendada para gestantes e lactantes.

A vacina protege contra a meningite causada pela bactéria Neisseria meningitidis, do grupo C. A doença provoca uma infecção severa que atinge o cérebro, medula espinhal, e septicemia, infecção da corrente sanguínea. A bactéria é transmitida pela saliva, espirro e tosse, podendo levar à morte em até 24h. Estão entre os sintomas: febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, pescoço rígido e, em alguns casos, alterações neurológicas.

Para a coordenadora de Imunização do município, Priscila Martins, é importante que o público alvo compareça aos postos de imunização. “Uma das formas mais eficazes para a prevenção da doença meningocócica C é a vacinação. Precisamos que os pais e responsáveis se mobilizem para aumentar a proteção das nossas crianças contra a doença. Dessa forma evitaremos hospitalizações, sequelas e até mesmo óbitos”, orienta.

Campanha de multivacinação segue até 9 de setembro

Além da vacina meningocócica C (conjugada), crianças e adolescentes japerienses podem ser imunizadas contra diversas outras doenças. A campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de zero a 14 anos segue até 9 de setembro. A vacinação contra poliomielite para crianças de um a quatro anos também continua sendo realizada no município.

Os imunizantes incluídos na campanha são: BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, DTP, Tríplice Viral, Pentavalente, Pneumocócica 10-Valente, Poliomielite (Vip e Vop), HPV Quadrivalente, Rotavírus, Influenza, Meningocócica C (conjugada), Meningocócica Acwy (conjugada), Varicela e Covid-19. As vacinas compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

Para garantir a imunização é necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal. Confira o endereço das unidades de saúde no site da Prefeitura.