Profissionais do PNAISP de Japeri recebem capacitação de IST/Aids e Hepatites Virais

Objetivo da ação foi aperfeiçoar as equipes no desenvolvimento de estratégias de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis nas unidades prisionais do município

Para conter o avanço de doenças sexualmente transmissíveis nas unidades prisionais instaladas na cidade, profissionais do Programa da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) de Japeri participaram de uma capacitação oferecida pelo Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), para o combate dessas doenças no Complexo Penitenciário de Japeri.

Durante a palestra os presentes receberam informações sobre formas de prevenção, manejo das doenças, notificação e encaminhamento para o Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais de Japeri. Ética e outros conteúdos relacionados ao tema também estão entre os objetivos para aperfeiçoar as equipes para desenvolvimento de estratégias de apoio e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com o diretor do Programa Municipal de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Aids e Hepatites Virais, Josemar de Sousa, o trabalho em conjunto colabora para o aprimoramento das equipes. “Nós realizamos um trabalho de triagem, busca ativa e testagem em massa nos presídios. Para que continuemos com uma equipe capacitada, estamos trabalhando em conjunto com o Estado. Treinamentos como esse são necessários e bem-vindos”, diz.

Para a enfermeira e coordenadora da Saúde Prisional de Japeri, Cirlene de Oliveira Lima Guimarães, as unidades prisionais passaram a ser portas de entrada e ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde. “As ISTs têm uma alta prevalência dentro do sistema prisional, por isso, realizar ações para essa população é fundamental. Atuamos fortemente nas unidades para proporcionar um atendimento de qualidade, com informação, diagnóstico assertivo e tratamento dentro do próprio município”, informa.

Ainda de acordo com a coordenadora, toda população carcerária do município de Japeri já foi testada em massa, além de ser realizada uma busca ativa todas as segundas-feiras com as pessoas que ingressaram no sistema na sexta-feira.

Segundo ela, os novos ingressos  que chegam aos  finais de semana são testados na segunda-feira para HIV, sífilis e hepatites B e C.  O tratamento é iniciado imediatamente após a confirmação e também são realizados os exames complementares das doenças, evitando agravos. Todos os casos são notificados e encaminhados ao Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais do município.

Participaram do evento o coordenador do Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais, Josemar de Sousa; a Equipe de Apoio a Gestão em Saúde Prisional (EAGESP); a coordenação estadual da PNAISP; a coordenação estadual de IST/Aids; e os profissionais do PNAISP, entre coordenadoras, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos,  administrativos, psicólogos e assistentes sociais.