Japeri realiza Evento de artesanato e agricultura nesta segunda (12)

Evento acontece há oito anos na cidade

O município de Japeri além de ser conhecido por suas riquezas naturais também é representado pela produção de artesanato que ajuda a movimentar a economia do lugar. Em alusão ao Dia Mundial do Crochê, o Fórum de Economia Solidária de Japeri (ECOSOL) promoveu nesta segunda-feira (12), uma Feira de artesanatos e agricultura familiar do local para comemorar a data. O evento aconteceu na Quadra do Mucajá, Av. Tancredo Neves, S/N Lote 01, Engenheiro Pedreira.

Foto: Lucas Alexandre.

Os convidados puderam prestigiar um desfile feito com peças de material reciclado e crochê. Na passarela desfilaram crianças e adultos com peças exclusivas das artesãs do município. Os moradores aprenderam um pouco sobre o artesanato e reciclagem nas oficinas de crochê. Também participaram de uma palestra sobre empreendedorismo, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Indústria (SEMDIC). Teve exposições de produtos da agricultura familiar, além de distribuição de mudas de plantas. As mulheres receberam, ainda, orientações sobre prevenção de doenças, com a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, esse é um trabalho social com o intuito de ajudar famílias de baixa renda. Apresentar o trabalho à sociedade e fomentar a economia dentro do município. A abertura do evento ficou por conta da professora de dança, Renata Santana, com aulas de Zumba para os participantes.

“O projeto faz parte também da valorização do turismo da cidade. Nada melhor do que oferecer uma tarde de aprendizado sobre uma das principais fontes de renda de Japeri, além da agricultura”, contou a artesã e integrante do Fórum de Economia Solidária, Jacqueline Rocha. Segundo ela, o programa é formado por 50 artesãos que usam a atividade como sua principal fonte de renda.

É o caso da artesã local, Maria de Lurdes, 59 anos, e do seu esposo Jomar Alves, 59 anos. Ambos vivem apenas da renda dos artesanatos que expõem na Feira do Livre, que acontece todos os fins de semana no Centro de Engenheiro Pedreira. “Eu faço crochê e meu esposo faz escultura em madeira e esse é o nosso único sustento. Estou feliz por participar de ações como esta e poder divulgar o nosso trabalho para mais pessoas”, conta a japeriense.

Também expôs seus produtos a aposentada Maria Amélia, 65 anos. Ela confecciona bonecas de pano e também produz pão de mel. “Acho que esse evento deveria ter sempre para incentivar o nosso trabalho. As pessoas deveriam aparecer mais para nos prestigiar, pois temos artesãs muito boas aqui”, expressa Maria.

O evento contou com o apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Indústria; de Meio Ambiente e Sustentabilidade; de Cultura; de Esporte, Turismo e Lazer; de Saúde; de Segurança, Transporte e Ordem Pública; de Assistência Social; de Agricultura e Pesca.