Poliomielite e multivacinação: Prefeitura de Japeri realiza o “Dia D” de vacinação

Secretaria Municipal de Saúde orienta pais e responsáveis a levarem as crianças e adolescentes para a vacinação

No próximo sábado (17), a Prefeitura Municipal de Japeri irá promover o “Dia D” de vacinação contra a poliomielite e outras doenças. A ação mobiliza crianças e adolescentes de até 15 anos para a aplicação de doses de 18 vacinas diferentes. Todas as salas de vacinação do município estarão abertas, das 9h às 13h, para atender o público alvo.

A imunização contra a poliomielite é destinada a crianças menores de 5 anos. Já o público-alvo da multivacinação, para a atualização das vacinas de rotina, o foco são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. A Secretaria Municipal de Saúde incentiva a vacinação e destaca a importância de aumentar a cobertura vacinal das crianças japerienses com o objetivo de evitar surtos das doenças.

Estarão disponíveis os imunizantes para: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus humano).

Foto: Lucas Alexandre

Para os adolescentes estarão liberadas as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Todas as unidades de saúde de Japeri, o Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP) e Centro Municipal de Especialidades Japeri (Japeri Centro) estarão atendendo no “Dia D”. Agora, para receber imunização contra Covid-19, é necessário comparecer na unidade de saúde de Santa Amélia, Vila Central, Chacrinha, Delamare ou nos centros de especialidade do município.