Ministra da Mulher visita obras da Casa da Mulher Brasileira em Japeri

O encontro com a prefeita Fernanda Ontiveros foi nesta sexta-feira (16). A ministra falou que trará outros programas para o município

A Ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos do Brasil, Cristiane Britto, esteve na manhã desta sexta-feira, (16) visitando a obra de construção da primeira Casa da Mulher Brasileira do Brasil, no formato mais econômico de R$ 830 mil. O  equipamento será de suma importância para o enfrentamento dos altos índices de feminicídios da cidade, que chega a ter até 15 pedidos de medidas protetivas por mês, segundo dados da Patrulha Maria da Penha na cidade.

Apesar da chuva, Cristiane fez questão de visitar o canteiro de obras, onde conversou com o engenheiro responsável e cumprimentou os operários. Após a visita, a ministra parabenizou a prefeita, Fernanda Ontiveros, por investir em ações de proteção às vítimas de violência, como a criação do Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), dois meses após ter assumido sua gestão.

“Eu costumo dizer que quando se tem uma mulher à frente de seu município, a política pública chega mais célere às famílias”, enfatizou a ministra, lembrando os esforços do poder executivo, legislativo e da prefeita que sonhou desde 2019 pela Casa da Mulher Brasileira na cidade.

Fernanda Ontiveros por outro lado falou das conversas com a deputada Rosangela Gomes, em Brasília, que resultaram na emenda parlamentar de mais de 1 milhão de reais, para a construção do espaço.

“Este equipamento vai salvar muitas vidas. Esta política pública não ficará só na proteção. Se conseguirmos empoderar esta mulher, a inserindo no mercado de trabalho, aumentando sua autoestima, teremos uma família mais forte”, disse a prefeita.

A prefeita citou ainda o Secretário de Comunicação, Rogério Santana, que lembrou o alto índice de violência contra a mulher no Estado e, em especial, na Baixada Fluminense.

Casa da Mulher Brasileira

O equipamento que vem dar um basta à violência que assola a população, não só em Japeri mais em todo o Estado do Rio, segundo a ministra Cristiane Britto, irá reunir em um único espaço a Defensoria Pública, Ministério Público, o Tribunal de Justiça, a parte psicossocial e a segurança pública.

Com previsão de ser inaugurada ainda este ano, em sua fala, a Ministra manifestou o desejo voltar a Japeri no período de 21 Dias da Não Violência Contra as Mulheres. “Este é um espaço para alcançarmos políticas de proteção às famílias”, disse.

“A casa foi pensada para ser um espaço acolhedor, tem cores femininas, jardim e tudo para que ela saia reconstruída e com sua dignidade restaurada”, explicou a arquiteta Valéria Laval.

Quem também acompanhou a visita foi a Secretária Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Muñoz, que juntamente com a ministra da Mulher prometeu trazer outros programas sociais que atendam às crianças, jovens e os idosos.