Ministro da Cidadania visita novo polo do CadÚnico em Japeri

Ronaldo Vieira Bento também participou de um podcast com jornalistas junto à prefeita Drª Fernanda Ontiveros, onde falaram sobre benefícios do Governo Federal e parcerias com o município.

O ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, esteve na tarde desta quarta-feira (21) na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho para visitar o novo polo de atendimento do Programa CadÚnico na cidade. Acompanhado da prefeita Drª Fernanda Ontiveros, também participou de podcast com jornalistas, que foi mediado pelo secretário municipal de Comunicação, Rogério Sant’Ana.

No podcast, o ministro Ronaldo Vieira Bento respondeu perguntas sobre o sistema CadÚnico, que atualmente contempla 80 milhões de brasileiros, e os principais programas inseridos nele. Ele também destacou o uso do aplicativo para celular que possibilita o recadastramento e acompanhamento dos benefícios oferecidos pelo Governo Federal. Segundo o ministro, mais de 4 milhões de pessoas já baixaram o aplicativo.

O ministro também disse que dar autonomia às famílias beneficiárias no CadÚnico é uma das principais propostas da Pasta, e que, por meio do Auxílio Inclusão, permitirá a inserção dos cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) sem que haja perda total do benefício, ou seja, mesmo que o beneficiário consiga entrar no mercado informal, não perde o Auxílio Brasil.

“O Auxílio Brasil chega oferecendo oportunidades de geração de renda própria, de políticas sociais e de esporte, sendo um programa permanente”, enfatizou. “Hoje é possível criar o MEI e não perder o benefício”, disse o ministro, que aproveitou a oportunidade para orientar a equipe do programa, em Japeri, a estimular a autonomia financeira das pessoas.

Na ocasião o ministro Ronaldo Vieira Bento e a prefeita Drª Fernanda Ontiveros conversaram com beneficiários do CadÚnico que aguardavam atendimento, como a Margareth de Oliveira, moradora do bairro Guandu;  a Bruna Rezende, do bairro Alecrim; e a  Luciana Rodrigues Fernandes, moradora do bairro Eucalipto.

Para a prefeita, a vinda do gestor da Pasta da Cidadania representa protagonismo, já que tanto ele, como a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, vieram ao município a seu convite. “As políticas públicas vêm trazer um alento às famílias e ainda fomento para a economia da cidade”, disse.

Participaram da coletiva o Japeri News, Papo Afiado, Gazeta Rio, Jornal Panorama, Jornal Povo do Rio e Jornal Alvorada, além de todo secretariado municipal e vereadores.