Roda de conversa: idosos de Japeri aprendem sobre seus direitos

Em palestra promovida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde, grupo de idosos teve dúvidas esclarecidas

Na manhã desta quarta-feira (21) o público da terceira idade aprendeu mais sobre legislação e seus direitos durante uma roda de conversa realizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde de Japeri. O objetivo da ação foi levar amparo, informação e proteção para evitar golpes. Participaram do evento cerca de 20 idosos.

A palestra foi ministrada pela assistente social do NASF, Solange Motta, que abordou o tema de forma leve e descontraída. “Procuramos transmitir a informação com uma linguagem acessível para que os idosos compreendam o que queremos passar para eles. Ensinar sobre os direitos sociais, previdenciários e a violação dos direitos adquiridos no Estatuto do Idoso não precisa ser difícil”, informa a profissional que também realizou atendimentos individuais aos presentes.

A subsecretária da Atenção Primária à Saúde, Simone Cruz, conta que o debate é essencial para levar esclarecimento para a população da terceira idade. “A partir do conhecimento eles poderão exercer sua cidadania plena, que é ter direitos civis, políticos e sociais. É essa igualdade que buscamos nas ações que a atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Japeri tem realizado para esse público”, diz.