Encontro na Escola Municipal Pedra Lisa marca ações de saúde mental em Japeri

Organizado pela Policlínica Itália Franco (PIF), evento foi realizado na Escola Municipal Pedra Lisa e contou com atendimento médico de saúde

Nem a tarde chuvosa desta quarta-feira (28) desanimou os alunos da Escola Municipal Pedra Lisa e do Projeto Social Crianças em Oração, do bairro Citrópolis. Cerca de 74 crianças entre 4 e 12 anos e 30 adultos participaram do evento sobre saúde mental, que contou com palestras descontraídas, muita música e atividades educativas.

Localizada no bairro Pedra Lisa, a escola recebeu a visita de profissionais de saúde para um bate-papo organizado pela Policlínica Itália Franco (PIF) em conjunto com a coordenação de Saúde Mental do município. Além da ação com as crianças, também foram realizados pela equipe Alecrim os serviços de pesagem, vacinação contra Influenza (gripe) e Covid-19, verificação de pressão arterial e glicemia, teste rápido HIV, Sífilis e Hepatites, atendimento médico e Auxílio Brasil, por meio do projeto itinerante de assistência em saúde de Japeri, a Mobilização da Saúde.

O tema, por ser delicado, foi abordado de forma segura e eficaz para as crianças presentes. É o que diz a subsecretária de Atenção à Saúde e organizadora das ações na Policlínica Itália Franco (PIF), Tatiana Soares da Silva. “Falar sobre saúde mental com crianças é um desafio. Deve ser feito com responsabilidade, segurança e descontração. Foi o que fizemos aqui hoje… Elas se divertiram e aprenderam”, comenta.

Foto: Lucas Alexandre

A coordenadora do Programa de Saúde Mental de Japeri, Thatyane Maia, que também conversou com as crianças, levou informação e esclarecimentos sobre a importância dos sentimentos e a prática do bullying na escola. “Assim como a alegria, a tristeza também deve ser sentida. A vida não é feita somente de alegria. Sem a tristeza, não conseguimos enxergar a alegria. A Secretaria Municipal de Saúde de Japeri se preocupa com a saúde mental e o bom desenvolvimento dos pequenos. Como poder público devemos proteger, acolher e entender suas demandas”, ressalta.

As ações do Setembro Amarelo terminam nesta sexta-feira (30), na Policlínica Itália Franco (PIF). Os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) irão realizar uma roda de conversa informativa com o objetivo de conscientizar e alertar sobre a ocorrência de suicídios no município, além de desmistificar o sofrimento mental.