Com amor e emoção: abertura do Outubro Rosa em Japeri conta com relatos da vida real

Realizado no Auditório da Semus, no Centro de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP), encontro celebrou histórias e experiências de mulheres japerienses

Sensibilidade, lembranças, apoio e cuidado. Na manhã desta terça-feira (4), no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP), o que são apenas palavras soltas se uniram e fizeram da dor uma melodia aos ouvidos de quem participou da abertura oficial do Outubro Rosa em Japeri. Com o tema “Vivenciando em família o câncer de mama”, o evento contou com estatísticas, músicas que emocionaram os participantes e diversos relatos de pessoas que conviveram com vítimas da doença.

O objetivo do encontro foi levar conforto aos familiares enlutados e dar espaço às mulheres que passaram pela doença, além de enfatizar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero – que estão no ranking das doenças que mais mutilam e matam mulheres no mundo. Compareceram no encontro organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, cerca de 60 pessoas.

“Durante o processo do câncer, é comum encontrar mensagens de apoio focadas nas pessoas que passam pela doença. Mas, e os familiares? Essas pessoas têm voz e merecem ser ouvidas. Ouvir os testemunhos, promover a conscientização e compartilhar informações com a população e profissionais da saúde foi uma experiência única. E não acabou… Durante todo o mês serão promovidas diversas ações que oferecerão serviços de apoio à saúde da mulher”, destaca a subsecretária da Atenção Primária à Saúde, Simone Cruz.

Para a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Ruth Valentim, o tema foi escolhido com o intuito de falar da vida e das marcas que cada pessoa deixa em nós. “Aqueles que nos precederam nos deixaram suas histórias e precisamos falar sobre isso. Abordar o luto e o medo que envolve o câncer, apesar dos tratamentos efetivos que já existem, é relevante para alertar da importância dos exames preventivos. Falar da vivência da família é válido porque são eles que ficam com a missão de continuar a caminhada e honrar a história de quem se foi”, esclarece.

Fotos: Lucas Alexandre

Um exemplo disso é a história de Wenderson da Silva Soares, de 22 anos, que perdeu sua mãe há pouco mais de um ano e fez questão de compartilhar sua experiência. “Perdi minha mãe, Bruna, aos 37 anos por um câncer de colo de útero. Hoje eu cuido da minha irmã mais nova e minha vida é essa. Participar deste evento me ajuda a lidar melhor com o processo de luto, a colocar para fora alguns sentimentos e ver que não estou passando por isso sozinho através dos depoimentos”, comenta o jovem.

Wenderson, que é filho de Bruna Rosa da Silva, continua dizendo sobre a necessidade do diagnóstico precoce. “Eu vivi essa experiência e é por isso que eu faço um apelo para as mulheres realizarem o autoexame, o exame de mamografia, a ultrassonografia e o preventivo ginecológico para evitar esse tipo de câncer. Minha mãe sempre falava que os parceiros também podem perceber algumas diferenças no corpo da mulher e ajudar na descoberta. Todos podem ajudar e incentivar o tratamento e ajuda”, complementa.

Programação do Outubro Rosa em Japeri

Durante o mês ainda serão realizadas diversas ações de conscientização em Japeri, onde será possível compartilhar vivências e informações para promover a conscientização da população japeriense.

Na próxima quarta-feira (5), haverá roda de conversa na Unidade de Saúde da Família (USF) de Marabá e no dia 13 a ação será na USF Vila Central. Já no dia 20, o evento terá parada na USF Rio D’ouro, Lagoa do Sapo e Guandu. No dia 22, a atividade será realizada na USF de Alecrim. A unidade de Delamare não vai ficar de fora e promoverá ação no dia 25. Em seguida, será a vez de São Sebastião e Santa Amélia, ambas no dia 26. A Casa Da Mulher e a USF Benedicta Rosa (Centro) receberão a população no dia 27. O encerramento das atividades do mês está marcado para 31 de outubro, na Academia do Idoso. Todas as ações serão realizadas pela manhã, entre 9h e 10h.