As dificuldades dos idosos com as tecnologias e a vulnerabilidade em golpes

São enganados pela falta de informação no uso de aplicativos e sites na internet, além de sofrerem exploração financeira por parte da família

Com uma população de mais de 12 mil pessoas acima de 60 anos, de acordo com dados do departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, DATASUS, a Prefeitura Municipal de Japeri, tem se preocupado com este público em todas as áreas. Até mesmo com os golpes da internet, já que por não terem instrução tecnológica são alvos fáceis, além dos abusos financeiros dentro das próprias famílias.

Por conta dessa demanda, o Conselho Municipal do Idoso e o Programa Saúde do Idoso têm implementado ações de orientações como o 3º Fórum do Idoso, cujo tema tratado foi “Envelhecendo e vencendo o preconceito diante de uma geração tecnológica”. O evento foi realizado esta semana no Centro de Especialidades Engenheiro Pedreira (Antiga UMEP) e foi uma ação da Secretaria Municipal de Saúde.

O Programa Saúde do Idoso tem como objetivo levar saúde e qualidade de vida aos idosos. A Coordenadora do programa, Suzane Santos, falou que o objetivo do evento foi levantar um debate para esclarecer às pessoas sobre o uso das tecnologias e as dificuldades enfrentadas por eles.

Violação de direitos

Já o Conselho do Idoso fiscaliza e acompanha as demandas da terceira idade. “Os casos de violação de direitos, como a violência financeira, a violência física e psicológica, são encaminhados ao Centro de Referência Especializado de Atendimento Social (CREAS)”, informou Maria Alves, secretária do Conselho do Idoso, acrescentando que alguns casos são encaminhados ao Ministério Público.

Foto: Lucas Alexandre

Maria de Fátima Ribeiro Gonçalves, 67 anos, moradora do bairro Mucajá, não perdeu o encontro. Prestou atenção às palestras e ressaltou “tenho que aprender como a tecnologia pode me ajudar, preciso aprender a mexer no celular. Hoje eu só mexo no Facebook e WhatsApp, tenho medo de apertar algo errado.”
De acordo com a técnica de informática Daniele Rodrigues, a principal dificuldade dos velhinhos está nos aplicativos de banco, manipulação com documentos e os vírus que eles não sabem como adquirem acessando sites que não são seguros. É importante que eles possam ter sua independência, treinando o que aprendem com o auxílio dos familiares e usando as ferramentas tecnológicas com sabedoria e segurança​​.

Texto por Luana Rodrigues
Fotos: Lucas Alexandre