Secretaria Municipal de Saúde promove ação alusiva ao Dia Mundial do Coração

Mobilização da Saúde atendeu a mais de 650 pessoas na Praça Leni Ferreira

No último dia 29 de setembro foi comemorado o dia mundial do coração. E para continuar trazendo orientações à população japeriense  sobre a importância de se ter uma vida saudável, a equipe da hiperdia da Secretaria Municipal de Saúde de Japeri promoveu nesta quinta-feira (06) uma grande Mobilização da Saúde na Praça Leni Ferreira, no Centro de Japeri. A ação atendeu mais de 650 pessoas.

No local foram oferecidos os seguintes serviços:

Consultas médicas, atendimento de auriculoterapia, técnicas de relaxamento, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações quanto ao uso correto dos medicamentos para hipertensão e diabetes, orientações nutricionais, atividades físicas com um professor, além da pesagem do Auxílio Brasil.  A subsecretária de atenção básica, Simone da Silva Cruz, disse que o objetivo do evento foi trazer mais explicações a respeito da saúde do coração e como é importante cuidar do coração.

Foto – Divulgação / Secretaria Municipal de Saúde

“Nosso objetivo foi destacar a importância de cuidar da saúde e  não importa a idade. Todos precisam se conscientizar da importância de ter uma vida saudável com uma boa alimentação, prática de exercícios e de fazer aquele check-up para saber se está tudo bem”, disse.

A secretária municipal de Saúde de Japeri, Drª Ana Luiza Affonso, disse que este tipo de ação é muito necessária para a população. Ela, que é cardiologista, sabe bem que a orientação é um dos passos primordiais para que não aconteçam complicações irreversíveis a quem tem problemas de coração.

“Como médica e cardiologista à frente de uma pasta tão importante, nosso objetivo é sempre levar a saúde para perto da população e ações como a do Hiperdia têm sido frequentes em nossa gestão. E no caso do combate às doenças do coração não é diferente.  Elas são, em sua maioria, silenciosas e acometem desde o idoso ao jovem”, disse.

Programa Hiperdia

O sistema público de saúde de Japeri desenvolve o Programa Hiperdia,  que tem como objetivo acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos do município. Os atendimentos são realizados em dois pólos: no Centro de Especialidades de Engenheiro Pedreira (antiga UMEP) e no Centro de Especialidades em Japeri (antigo Japeri Centro). Nesses dois polos os pacientes podem contar com especialistas em cardiologia, endocrinologia e nutrição.

A próxima edição da Mobilização da Saúde será na próxima terça-feira (11), na Igreja Assembleia de Deus Pastor Schtine, no bairro Delamare, às 9h.

GALERIA DE FOTOS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*