Alunos de Japeri emocionam público durante apresentação em concerto

Plateia ficou emocionada com a qualidade musical das crianças

Os moradores do bairro Pedra Lisa foram surpreendidos na tarde da última sexta-feira (07) com um som que mais parecia um coral de pássaros. Mas ao abrirem suas janelas logo descobriram que eram as vozes dos 35 alunos das Escolas Municipais Pedra Lisa e Frei Maurício Viann. Eles cantaram ‘Ginga’ da cantora Iza enquanto se preparavam para entrar no palco montado na escola Municipal Pedra Lisa.

​​O concerto faz parte do projeto “Conexões Musicais”, da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e roda o Brasil levando cultura musical e aprimoramento técnico aos estudantes das escolas públicas.​ ​E a última passagem da temporada, em Japeri, foi marcada por muita emoção. Já na abertura do evento, as crianças fizeram um medley entre o clássico ‘Olhos Coloridos’, de Sandrá de Sá, e o sucesso ‘Ginga’, da carioca Iza.

Foto: Lucas Alexandre.

Eles foram preparados pela Professora de música na E.M Frei Maurício, Rose Santos, que contou sobre a experiência de trabalhar com crianças. “No começo eles ficaram assustados, mas depois tiraram de letra. Trabalho com música há mais de 20 anos e quando recebi o convite para atuar em Japeri, lugar que fui criada, nem pensei duas vezes”, falou emocionada.

​Luan Souza, 10 anos, se apresentou no palco com a sua turma do quinto ano. “Dia incrível! Vou guardar para sempre a sensação de me apresentar para tanta gente importante”, revelou​ o estudante​. Ele disse que ainda não sabe qual profissão escolherá no futuro, mas certamente terá a ver com arte.

​Emoção de mãe

​Valdelice Martins estava na plateia e não segurou a emoção ao ver seu filho, Otávio Martins, com apenas 11 anos ser tão desenvolto no palco. Ela conta que o filho faz parte é aluno do quinto ano e adora vir à escola. “Otávio está há três anos aqui e está cada vez mais inteligente e alegre. Ele adora as aulas de canto e pretende fazer aulas de dança agora. Dou força”, expressou a mãe do aluno.

​A turma conseguiu surpreender até a violonista do quinteto de cordas da OSB, Gabriela Queiroz. “Nossa, quanto talento! Estamos maravilhados com a apresentação de vocês e queremos vocês cantando por muito tempo”, disse a artista.

​O quinteto de cordas da OSB, formado por violino, viola, violoncelos e contrabaixo encantou os alunos com a interpretação da ‘Pequena Serenata Noturna’, de Mozart. Eles aplaudiram de pé à equipe e para a surpresa da violinista Gabriela, mostraram intimidade com o ritmo musical.

​Segundo a diretora, Elizangela Carvalho, a interação das crianças com a música mostra o quanto a parceria no trabalho das Secretarias Municipais de Cultura e Educação tem dado certo. Ela destacou a participação no concerto do aluno Guilherme Reinald, de 11 anos, que está dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Projeto

O Conexões Musicais é realizado pela Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2017, tendo promovido atividades educacionais e culturais envolvendo cerca de 30 municípios brasileiros.

A iniciativa chegou a Japeri por meio da parceria entre a OSB e as secretarias municipais de Educação e Cultura. As aulas estão acontecendo desde agosto e vão até novembro deste ano.

No dia 20 de novembro os alunos das orquestras da Baixada vão se apresentar ao lado de instrumentistas da OSB, em um palco montado na Praça da Pioneira, em Duque de Caxias.