Japeri está prestes a conquistar seu Programa Municipal de Educação Ambiental

Governo e sociedade civil discutiram juntos as propostas de melhorias para cidade

A primeira oficina participativa para elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMea) de Japeri, aconteceu neste sábado (8) no Centro Cultural Deputado Luis Eduardo Maron de Magalhães, no Mucaja.

A ação é uma parceria do Estado com os municípios da Região Hidrográfica RH II, através do Comitê Guandu, que  reuniu sociedade civil e governo na  identificação dos pontos positivos e negativos que deverão ser levados em conta na elaboração do documento.

O evento foi realizado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), juntamente com a empresa MYR Projetos, contratada pela AGEVAP.

Foi um dia de ensinamentos e discussões de propostas, que ainda serão fortalecidas em outros encontros como este. No total serão seis etapas, num prazo de 18 meses, segundo informou a mobilizadora social da empresa, Dayane Ervatti.

Para a secretária da SEMADES, Meire Lucy, o ProMea representa uma grande necessidade e satisfação na entrega à população japeriense.  “Esse programa é muito importante para Japeri, nosso objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Nosso município já possui a Política Municipal de Meio Ambiente, Lei aprovada em março deste ano e estamos trabalhando com ela durante todo o ano”.

Divididos em grupos

Depois de ouvir algumas considerações de representes da empresa MYR Projetos, os participantes das oficinas se dividiram em quatro grandes grupos, onde em um primeiro momento sugeriram nomes que apareceriam em uma possível “pesquisa”. Após isso, esses nomes foram associados a um mapa, onde ali cada grupo sinalizou a visão que tem das vulnerabilidadese potencialidades  do município  como a antiga estação de trem que desejam que seja um museu ou centro cultural, o pico da coragem, a malha ferroviária, o campo de golfe e a agricultura familiar, entre tantas outras coisas.

Representando a sociedade civil, o conselheiro do Meio Ambiente, José Lourival dos Santos ficou impressionado com a participação dos grupos “As vezes só nós dos conselhos participamos de discussões. Hoje foi muito bom e espero que todos entendam a importância da participação da sociedade civil na criação das políticas públicas”, disse.

Entre os grupos estavam alunos do Programa Ambiente Jovem, que como todos, também deixaram suas considerações sobre a educação ambiental da cidade.

Também participaram representantes das Secretarias Municipais de Educação, Defesa Civil, Esporte, Turismo e Lazer, Cultura e da Secretaria de Agricultura e Pesca.