SEMADES realiza o 1º Fórum do Meio Ambiente em Japeri

Foram discutidas medidas de proteção ao meio ambiente e mudanças climáticas

A Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), realizou na manhã desta terça-feira (11), no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, o 1º Fórum do Meio Ambiente. O tema principal do encontro foi sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS), que trata sobre mudanças climáticas.

Para abordar o tema, foi convidada como palestrante a Doutora em Meio Ambiente Néri Olabarriaga Carvalho, que falou sobre – Mudanças Climáticas: Reflexões Contribuintes aos Programas e Políticas Municipais de Educação Ambiental –

No fórum, Néri disse que no decorrer de décadas, o consumo humano provocou um grande desequilíbrio na natureza. “É preciso entender a crise ambiental como uma crise social. Os indivíduos que sofrem as consequências são sempre os mais vulneráveis”, disse a palestrante.

A prefeita do município, Drª Fernanda Ontiveros, que esteve presente no evento, destacou a importância que Japeri trata o meio ambiente. “Desde o início do meu governo, a gente vem lutando para trazer as pautas que são realmente importantes. Precisamos evoluir muito com as políticas públicas. Japeri vai cumprir, sim, a sua meta, que é fazer com que o meio ambiente tenha destaque. Ter o protagonismo que a sustentabilidade merece. Essa é nossa missão”, destacou a prefeita.

Já Meire Lucy, secretária da SEMADES, contou como surgiu a ideia do 1º fórum. “O evento de hoje surgiu devido à conferência que fizemos na semana do meio ambiente. Iniciamos com esse tema porque temos vivido os últimos anos com mudanças bruscas no tempo. Queremos entender como nossa ação na natureza reflete nas transformações do clima”, disse.

Segundo ela, um dos objetivos é que a população possa contribuir com a elaboração do plano municipal de meio ambiente e sensibilizar para que multipliquem o pensamento de proteção à natureza.

Em 2015, a ONU propôs aos países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos. Com isso, nasceu a Agenda 2030, que é composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Outubro rosa

A Secretaria Municipal de Saúde aproveitou o público e promoveu uma ação no fórum sobre o Outubro Rosa, onde os alunos do Ambiente Jovem puderam adquirir informações e se conscientizar da importância de olhar com atenção para a saúde do corpo. O programa acolhe 50 jovens locais de 16 a 24 anos que desejam se tornar agentes multiplicadores ambientais.

Estiveram presentes os Secretários Municipais de Assuntos Institucionais, Renilton Brandão; de Segurança e Ordem Urbana, Jorge Dantas;  de Urbanismo, Andréia Brito; o Procurador Geral, Willians Ferrari, além do Controlador Geral, Diego Gonzales.

Foto: Julia Cavalieri

Texto: Paulo Marques