Cerimônia de posse do Conselho Municipal de Cultura de Japeri aconteceu na última sexta (14)

Evento marca o início do novo Biênio 2022/2024

O Conselho Municipal de Cultura de Japeri tem novo colegiado para cumprir o biênio 2022/2024. A posse dos novos conselheiros foi na tarde da última sexta-feira(14), na Biblioteca Municipal Carlos de Souza.

O conselho é composto pelo poder público municipal e sociedade civil, cada um representado por cinco membros. Com um total de 10 integrantes, apenas nove tomaram posse até que seja indicada por eleição o novo conselheiro.

Foto: Lucas Alexandre

Para o secretário de cultura, Jorge Braga Jr., a retomada do conselho, por meio da nova diretoria, é fundamental na execução das novas leis que foram aprovadas: Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc II. Sendo a segunda uma lei permanente que vai gerar frutos, pelo menos cinco anos. A cada ano os municípios receberão um recurso do Governo Federal que será destinado à cultura.

Para o secretário de cultura, Jorge Braga Jr., a retomada do conselho é fundamental na execução das novas leis que foram aprovadas: Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc II. Sendo a segunda uma lei permanente que vai durar, pelo menos, cinco anos. A cada ano os municípios receberão um recurso do Governo Federal que será destinado à cultura.

“Fico muito feliz de estar presente nesta renovação. Como Presidente do Conselho poderei trabalhar junto aos outros titulares pela renovação cultural do nosso município. É importante ressaltar a participação cidadã no processo”, concluiu o secretário.

Carol França, 28 anos, renovou sua participação no Conselho. Ela é presidente do Grupo Código, que oferece oficinas de teatro para os moradores a partir dos 16 anos, no bairro Nova Belém. Segundo ela, é fundamental essa troca entre os agentes de cultura do município e a Secretaria. “Somos a voz dos jovens dentro do Conselho e buscamos reconhecimento para os nossos artistas locais”, ressaltou.

Vale lembrar que o Grupo Código foi um dos organizadores do ‘FesteJá’, primeiro festival de Teatro da cidade de Japeri, que aconteceu no mês de setembro.

Os novos membros já têm atividades para realizar. É a Comissão que vai analisar as prestações de contas da Lei Aldir Blanc. A lista completa dos novos conselheiros está disponível no site do diário oficial, pelo link.