Projeto Ciência Móvel da Fiocruz abre a Semana de Ciências e Tecnologias em Japeri

A iniciativa leva ciência e aprendizado de forma didática e divertida para os  estudantes e público geral

Estudantes da rede municipal de ensino de Japeri participarão, entre os dias 19 a 21 de outubro, do projeto Ciência Móvel. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e levará atividades científicas de uma forma didática e divertida para a garotada. A programação será aberta ao público de modo geral apenas no dia 22 de outubro. O evento integra a programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O evento terá dinâmicas que mostrarão processos científicos em diferentes áreas, entre as quais  ‘Por Dentro de Nós’, ‘Na Onda da Transformação’, ‘Água é Vida’, ‘Brincando se Aprende’ e ‘Ciência e Arte’ são alguns deles. E não para por aí.  Além de conferir vários aparatos científicos, o público poderá se divertir com o Jogo das Vacinas, que trabalha o calendário vacinal no Brasil e a importância da imunização para a saúde individual e coletiva de forma lúdica e instigante. 

Uma das grandes surpresas da programação será o espetáculo do Coletivo Nopok. Em clima de muita descontração, a dupla circense fará apresentações na quadra poliesportiva de 19 a 21 de outubro.  Ainda durante a semana, a peça ‘O Rapaz da Rabeca e a moça Rebeca’ será exibida em diferentes escolas da região. 

O que é o Ciência Móvel?

Ciência Móvel, uma ação do projeto Arte e Ciência sobre Rodas (Pronac 19/1226), aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura), é um espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento que visa contribuir para o fortalecimento da educação em artes, ciências e saúde em sua missão de inclusão sociocultural. Esta é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz e conta com o patrocínio das empresas: Bayer, IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Grupo DPSP e Drogarias Pacheco.

SERVIÇO:

Quando: de 19 a 22 de outubro  (dias 19/10 e 21/10, nos turnos manhã e tarde:  9h às 12h e 13h30 às 16h30, dia 20/10, nos turnos manhã, tarde e noite: 9h às 12h, 13h30 às 16h30 e 18h30 às 20h e dia 22/10, somente no turno da manhã, 9h às 12h). 

Onde: Quadra Poliesportiva de Nova Belém (R. Augusto Batista de Carvalho – Nova Belém, Japeri, RJ). 

Idade: livre

Entrada gratuita

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*