Casa da Mulher intensifica consultas e marcação de exames durante todo o mês de outubro

Objetivo é enfatizar a prevenção e ampliar os atendimentos no município

“Fico muito feliz em ver que um equipamento público presta um serviço de qualidade para os moradores. Atendimento humanizado e com muito cuidado com as pacientes”. Essas são as palavras de Débora Arantes, de 35 anos, moradora do bairro Nova Belém. Ela, que está grávida de sete meses da Hadassa, é uma das pacientes do pré-natal na Casa da Mulher do município, que durante todo o mês de Outubro está intensificando os atendimentos aos serviços oferecidos na unidade.

Além do pré-natal, oferecido também para gestantes com gravidez de alto risco, a Casa da Mulher oferece mastologista, nutricionista, angiologista (com encaminhamento), nutricionista, marcações de exames preventivos, psicóloga (com encaminhamento), testes para HIV, Sífilis e Hepatites, além da pesagem para o Auxílio Brasil, exclusivo para mulheres grávidas.

A administradora da unidade, Janete Firmino Rodrigues, explica que a procura pelos atendimentos aumentou durante o mês dedicado à luta contra o câncer e que por conta disso, a equipe recebeu mais um enfermeiro para realizar os testes rápidos.

Janete ( colete, direita para a esquerda) e a esquipe da Casa da Mulher / Foto de Lucas Alexandre

“Tivemos uma procura muito grande durante esse mês de outubro. Isso fez com que precisássemos ter mais um enfermeiro na unidade para realizar os testes rápidos, o que fez com  os atendimentos fossem ampliados para todos os dias”, disse.

Agora, Débora sabe que pode contar com um lugar dentro do município para cuidar da Hadassa desde o ventre.

“É muito bom ter um equipamento como esse a disposição. A Hadassa está sendo bem cuidada desde a barriga. Como mãe, é maravilhoso ver e participar disso tudo”, completou a gestante.

Qual é a importância do Papanicolau?

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolau (preventivo) indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele vá ao serviço de saúde receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde.   Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

A Casa da Mulher fica na Rua Leni Ferreira, 230 (ao lado da Casa & Vídeo). Para conseguir as consultas basta ir munida de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS atualizado. Os atendimentos começam a partir das 8h.

GALERIA DE FOTOS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*