Estado do RJ promove reunião técnica para gestão de resíduos nas escolas de Japeri

O planejamento é levar coleta seletiva para as 34 escolas do município

A Superintendência de Gestão de Resíduos Sólidos (SUPGER) daSecretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, promoveu nesta quarta-feira (19), uma reunião técnica em Japeri, para dar início a implantação do gerenciamentode resíduos sólidos nas escolas do município.

Esta é uma ação em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A Assessora Técnica da SUPGER, Fernanda Peralta explica os objetivos do encontro.“O estado vem para prestar assessoria técnica no desenvolvimento de políticas públicas municipais na gestão de resíduos sólidos, em especial, na implantaçãode coleta seletiva. Nossa proposta é fazer uma mudança na maneira como as escolas enxergam os resíduos gerados por ela”, disse.

Atualmente, Japeri possui 34 escolas no município. Deste modo, é importante levar o conhecimento da coleta seletiva para as unidades de ensino e sensibilizar as crianças.

No processo metodológico da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, o primeiro passo é a aplicação da coleta seletiva nas ruas (porta a porta), que já foi implementado este ano pela SEMADES. A partir disso, a próxima ação é o envolvimento nas escolas.

“A escola é um local de formação cidadã. É imprescindível que ela tenha a multiplicação das informações para os alunos mudarem a realidade, tanto da gestão escolar, quanto da gestão pública de resíduos”, ressaltou Fernanda Peralta.

Fotos: Lucas Alexandre