Peça ‘O rapaz da rabeca e a moça Rebeca’ encanta jovens de Japeri

Projeto trata assuntos sérios sobre saúde de forma descontraída

Um verdadeiro espetáculo que mistura arte com informação: A peça ‘O rapaz da rabeca e a moça Rebeca’ encantou os alunos da turma Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Municipal Bernardino de Melo, nesta quarta-feira (19). O cordel falado tem a mistura de música e humor, mas não é só isso. O tema tem o objetivo de orientar o público jovem sobre a importância da prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis, o uso da camisinha e o preconceito em relação à Aids e ao vírus HIV.

O projeto faz parte da 19º Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece em Japeri e passa por todas as turmas dos anos finais, incluindo EJA e ensino regular.

Na história, João e Rebeca são dois jovens de famílias rivais que se apaixonam, relembrando o clássico: Romeu e Julieta. Mas no meio do caminho o casal recebe uma notícia inesperada que muda os rumos da história. Após a apresentação, os atores aproveitaram para debater com os alunos sobre os temas abordados.

O espetáculo integra as atividades do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, que apresenta além de projetos científicos, espetáculos teatrais e circenses. Foi planejado em parceria com o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, e chegou em Japeri por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Foto Divulgação

Para explorar o assunto de forma leve a diretora, Letícia Guimarães, pensou em um cordel falado com tons de humor, mas também com muita informação necessária. Segundo a autora, a peça foi inspirada na história “O rapaz da rabeca e a moça da camisinha”, do cordelista cearense José Mapurunga.

“Algo naturalmente me levou para a sua essência de obra de arte popular, mambembe, gratuita, acessível, de feira e praça pública”, destacou Letícia, que também faz o papel de Rebeca.

De acordo com o assistente de direção e ator, Pablo Aguilar, a linguagem do cordel por ser uma linguagem popular, divertida e alegre é um ótimo veículo para tratar de temas mais fortes que ainda são considerados tabus. “Apesar de toda informação disponível, a Aids é, em muitos casos, um tabu nas escolas e nas famílias” acrescentou o ator.

Vale lembrar que o município de Japeri disponibiliza postos de saúde com testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis.

A coordenadora de educação dos anos finais, Angélica Aguiar, cita a peça como um enorme avanço para o conhecimento dos jovens: “Muitos não têm acesso às informações sobre as formas corretas de prevenção. Aqui eles aprendem de forma clara e objetiva e podem repassar a diante”, contou a coordenadora.

O espetáculo passou pelas Escolas Municipais Duque de Caxias, Bernardino de Melo, Governador Leonel Brizola e Educandário Senhor do Bonfim. Nesta sexta-feira (21) os atores farão uma apresentação na Escola Municipal João XXIII, pela manhã e Escola Municipal Ary Schiavo, à tarde e noite.