II FECTmat traz inovações tecnológicas para Japeri nesta quinta (27)

Moradores do município poderão ter acesso com exclusividade aos trabalhos dos estudantes

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove nesta quinta-feira (27), a II Feira de Ciências, Tecnologia e Matemática 2022. O evento acontece das 9h às 17h, no Paço Municipal da Prefeitura, Rua Vereador Francisco Costa Filho, Nº 1993, Santa Inês.

A Feira, que integra a 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, tem o objetivo de promover descobertas relevantes para toda comunidade escolar. Na ocasião, os alunos da rede municipal de ensino do 6º ao 9º ano, VI e IX fases do Educação Jovens e Adultos – EJA e alunos do Ensino médio das Redes Estaduais e particulares vão apresentar seus trabalhos com experiências inéditas nas áreas de ciências, matemática, física, engenharia e tecnologia.

A FECTmat é uma feira acadêmica que acontece há dois anos no município. O intuito é descobrir novos talentos nas áreas de ciências, matemática, física, engenharia e tecnologia. Além disso, visa estimular a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens da educação básica de Japeri.

Foto: Lucas Alexandre

Os alunos vão apresentar experiências inéditas, das quais estão elaborando durante todo ano letivo. Todas as 11 escolas dos Anos Finais participarão do projeto.

Segundo a secretária de educação, Caroline Ontiveros, é necessária a participação de pais e responsáveis, assim como, os demais moradores nos eventos produzidos pelos alunos. Para ela, é uma oportunidade de prestigiar os trabalhos que eles se empenharam para elaborar. Além de estreitar os laços entre a escola e a família: os dois maiores responsáveis pela educação dos jovens.

Vale lembrar que na última semana os alunos das Redes Municipais e Estaduais receberam, pela primeira vez no município, a visita do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, que apresentou além de projetos científicos, espetáculos teatrais e circenses.

De acordo com a coordenadora pedagógica dos Anos Finais, Angélica Aguiar, atividades como estas funcionam como estímulo à imaginação e, consequentemente, ao aprendizado dos estudantes. “Uma oportunidade deles passarem os conhecimentos que aprendem na sala de aula de forma prática. Isso contribui para elevar a autoestima e o desenvolvimento pedagógico e científico dos alunos”, concluiu a coordenadora.

Programação

11:00h – Carlos Evandro (conselheiro do COMDEMA e presidente produtores rurais do Marajoara, vai falar sobre a ODS 4. Educação de Qualidade e apresentará um projeto científico desenvolvido no seu sítio)
12h – Intervalo
13h- Prof Dr Vladímir Jearim Peña Suárez/Astronomia
14h- A ciência e as cientistas
Dra. Cristina Araripe (Fiocruz)
Dra em História da Ciência e da Saúde – FIOCRUZ
Dra Denise Rocha Gonçalves (UFRJ) Dra em Astronomia
16h- SECULT -Cultura ( apresentação ) Premiação dos Projetos.