Outubro Rosa: Equipes de enfermagem do Hospital Municipal de Japeri iniciam semana de palestras sobre prevenção

Profissionais da unidade enfatizam a importância do autoexame com dinâmicas e rodas de conversas informativas com a população

Para enfatizar a importância do tratamento ao câncer de mama, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta segunda-feira (24) uma palestra alusiva ao Outubro Rosa no Hospital Municipal de Japeri (antiga Policlínica). A programação acontecerá durante toda a semana na unidade.

Na ocasião, os enfermeiros da Equipe-B orientaram pacientes que estavam na sala de espera sobre a importância do autoexame, pois é um dos primeiros passos para detectar nódulos e outras alterações  na mama, que podem levar ao ao segundo tipo de câncer na mulher. Elas usaram mamas artificiais para mostrar os pontos onde esses nódulos podem ser sentidos e mostraram passo a passo como se tocar, além de terem destacado como a mamografia é uma importante  e essencial aliada nesse processo.

Foto – Lucas Alexandre

Carla Dantas, a enfermeira palestrante, disse que a orientação é importante para  incentivar as mulheres a procurarem os devidos atendimentos que as ajudarão na prevenção ao  câncer de mama.

“É  importante levarmos conhecimento à população. E muitos são multiplicadores  dessas  informações  para um familiar ou um amigo, o que impulsiona de alguma maneira os serviços e atendimentos”, disse Carla.

Carla Dantas, enfermeira palestrante / Foto – Lucas Alexandre

Tatiana Soares, subsecretária da Atenção à Saúde, falou que além de ser bom para à população, a ação também movimenta os profissionais da saúde de forma positiva.

“Acaba se tornando uma ação boa não só para a população, mas também para nossos profissionais que prestam um serviço de utilidade pública tão importante, que é falar sobre a prevenção ao câncer de mama. Teremos uma semana repleta de palestras, rodas de conversas informativas, dinâmicas e outras atividades relacionadas ao tema”, contou.

Ana Paula Costa tem 45 anos e mora no centro de Japeri. Ela diz que aprende muito com os eventos que estão acontecendo na cidade sobre o Outubro Rosa.

“É bom porque conseguimos entender mais sobre o câncer de mama, que por muitas vezes chega de forma silenciosa. Tem muitas mulheres que ainda não sabem fazer autoexame por falta de ir ao médico. Eu aprendi mais ainda como é válido o autoexame e com certeza vou tentar orientar de alguma forma amigas e familiares”, disse.

Ana Paula Costa / Foto de Lucas Alexandre

Atendimento intensificado na Casa da Mulher

Como o mês é dedicado à saúde feminina, a Casa da Mulher de Japeri está intensificando as consultas e marcações de exames. A unidade oferece pré-natal para gestantes de alto risco, mastologista, nutricionista, angiologista (com encaminhamento), nutricionista, marcações de exames preventivos, psicóloga (com encaminhamento), testes para HIV, Sífilis e Hepatites, além da pesagem para o Auxílio Brasil, exclusivo para mulheres grávidas.

A Casa da Mulher fica na Rua Leni Ferreira, 230 (ao lado da Casa & Vídeo). Para conseguir as consultas basta ir munida de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS atualizado. Os atendimentos começam a partir das 8h.

Para saber mais sobre os eventos alusivos ao Outubro Rosa em Japeri, basta acompanhar as redes sociais da Prefeitura.

Ação da Atenção Básica no bairro Alecrim

Cerca de 180 pessoas foram atendidas na Mobilização da Saúde, que aconteceu no último sábado (22), na Unidade de Saúde da Família do bairro Alecrim. A ação voltada para  o Outubro Rosa ofereceu  à população os serviços de  ultrassonografia, testagem para Sífilis e Hepatites, verificação de pressão arterial e de glicose, além de aplicação de vacinas e roda de conversa informativa.

GALERIA DE PAULA