Japeri: servidores vão receber auxílio transporte junto com salário

O benefício foi garantido pela prefeita Fernanda Ontiveros, que regulamentou a lei 898/2000

Os cerca de 3 mil servidores da Prefeitura de Japeri recebem nesta quinta-feira (27), os salários do mês de outubro, mas desta vez com o acréscimo do auxílio transporte no valor de 40 UFIRs. O benefício chega como um presente antecipado para o dia do funcionalismo público, comemorado no dia 28, já que a prefeita Fernanda Ontiveros regulamentou por meio do decreto nº  3.322 de 19 de outubro,  a Lei 898/2000, garantindo assim o direito esperado há  22 anos.

“Estamos trabalhando com o intuito de oferecer o melhor aos nossos servidores. Desde que assumi tenho procurado, dentro da lei, dar prioridade a esta categoria. Nosso desejo era que junto com o reajuste pudéssemos também liberar o auxílio transporte, mas não foi possível naquele momento, mas ele já é uma realidade”, enfatizou a prefeita.

A concessão do benefício é mais uma das promessas de campanha que a prefeita está cumprindo com os servidores. No ano passado, ela garantiu 26,84%  de reajuste, além de proporcionar o enquadramento  automático, por tempo de serviço, aos funcionários a cada cinco anos. Também conseguiu aprovar com a  Câmara de vereadores a criação de 355 cargos de pessoal de apoio e administrativo, garantindo novos concursados  para as escolas.

Em boa hora

Para a escriturária Eloisa Teixeira Pereira, há 27 anos como servidora, a ajuda vem em boa hora. Atualmente ela gasta cerca de R$ 300 com o transporte. “Eu moro em Paracambi e me desloco de trem e ônibus. Sou do primeiro concurso e este auxílio sempre foi muito esperado por nós”, contou a servidora da Escola Municipal Ary Schiavo.

Quem também está comemorando é o secretário escolar Sebastião Vicente. Há poucos meses no cargo,  gasta R$ 36 diariamente de Seropédica onde mora até o trabalho. “Estou feliz. Tomei posse no meu cargo no  mês de maio. Nem esperava mais ser chamado, já que o concurso é de 2016. São dois presentes ”, contou, o recém chegado à Escola Municipal Ary Schiavo.

Até mesmo o diretor do Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE), Vitor Juca, reconhece a importância da regulamentação da Lei pela prefeita. Segundo ele, os servidores reivindicavam o benefício há 20 anos. “É uma grande vitória para o funcionalismo municipal. A prefeita atendeu a uma solicitação antiga que nos ajudará muito”, disse o diretor.

Legenda foto 9- A diretora da E.M. Ary Schiavo com a escriturária Eloisa Teixeira

Foto: 11- O secretário escolar, Sebastião Vicente gasta R$ 36  com transporte diariamente

Fotos: Lucas Alexandre