Prefeitura de Japeri faz alerta sobre a importância da pesagem do Auxílio Brasil

Secretaria Municipal de Saúde intensifica o chamamento dos pais para que eles entendam a importância da ação na vida de seus filhos

Anemia, baixo peso, obesidade, diarreia e desidratação estão entre os principais problemas detectados nas pesagens do Auxílio Brasil. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando o chamamento dos pais para que eles entendam a importância da ação na vida dos filhos, que por deficiência de vitaminas podem até mesmo ter dificuldades de aprendizagem.

Essa pesagem pode ser feita nas unidades municipais de saúde da cidade e nas ações realizadas pela Atenção Básica que acontecem nos bairros. As crianças que não atingem a pesagem ideal para o Auxílio Brasil são encaminhadas para o acompanhamento com médico, enfermeiro e nutricionista.

De acordo com a Área Técnica de Nutrição e Alimentação da Secretaria Municipal de Saúde, o município ainda enfrenta sérias dificuldades quanto à pesagem. Crianças na faixa etária de 3 a 6 anos, na maioria das vezes, não atingem o peso ideal para o recebimento do benefício.

A coordenadora do setor, Rayane Assis, explica que entre as principais deficiências nutricionais detectadas estão dificuldade de crescimento, queda de cabelo, rachaduras nos lábios e manchas na pele, cegueira noturna, cárie dentária, entre outros.

“A falta das vitaminas essenciais para a criança também acaba ocasionando a dificuldade de aprendizagem. A Secretaria Municipal de Saúde faz o acompanhamento, entretanto, precisamos destacar que o papel dos pais é muito importante na ida aos postos de saúde ou nas ações da Atenção Básica para realizarem as pesagens”, disse.

Rayane também falou que o rastreio das pesagens também é feito por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE), do Governo Federal, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

De acordo com Rayane, os dados do PSE são importantes para a captação de informações do estado nutricional das crianças, o que ajuda no planejamento das ações.

É importante ressaltar que quem faz parte do Programa Auxílio Brasil precisa realizar a pesagem.  O acompanhamento é obrigatório para crianças de até 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos, gestantes e lactantes.  Para saber mais informações, basta ir a uma das unidades do Cras do município.

Foto – Júlia Cavalieri