​​​​Programa Limpa Rio vai retornar para Japeri neste mês

​​O Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA) já fez a aprovação do projeto para limpeza e manutenção dos rios do município

A pedido da prefeita Drª Fernanda Ontiveros, a Secretária Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, e o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Cristiano Pingin, fizeram uma vistoria técnica nos corpos hídricos da cidade, nesta quarta-feira (9). O objetivo da visita foi fazer um mapeamento e encaminhar ao INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente), para que sejam tomadas decisões técnicas de início, já neste mês de novembro, do Programa Limpa Rio.

O Limpa Rio é uma ação do governo do estado que realiza manutenção, limpeza e desassoreamento de canais e leitos dos corpos hídricos do Rio de Janeiro. Com isso, ajuda na destinação ambiental correta dos poluentes.

É importante destacar que as chuvas de verão estão chegando e, com elas, o risco de alagamentos e enchentes aumentam na cidade. Este é o motivo do retorno do programa para Japeri, como explica a Secretária Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“O município está se antecipando com as fortes chuvas que estão por vir. O Programa Limpa Rio vai ajudar a evitar os grandes índices de enchentes e alagamentos”, disse Meire Lucy.

O INEA já aprovou a chegada do Limpa Rio em Japeri. Agora, o órgão estadual vai definir a data para iniciar os trabalhos no município. Contudo, vale lembrar que jogar lixo nos rios é passível de multa e que cada um deve fazer sua parte para uma cidade mais próspera no sentido ambiental.