Prefeitura de Japeri reúne grupos culturais da cidade em Dia Municipal da Cultura

Evento animou os pedestres, motoristas e comerciantes que estavam no local

Apresentações artísticas de dança, música, capoeira, moda, audiovisual e carnaval foram os destaques do Dia Municipal da Cultura de Japeri, cuja data alusiva é dia 8 de novembro. E nenhum lugar melhor para comemorar a data do que a Feira de Engenheiro Pedreira, símbolo cultural da cidade. O evento aconteceu neste sábado (12) e teve oito horas de atrações das 9h e 17h. Aproximadamente 200 munícipes estiveram presentes.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Pelo palco passaram exposições do artesanato local, da cultura alimentar, de artes visuais, oficinas e pintura facial para as crianças. O encerramento das comemorações ficou por conta de representantes do carnaval da cidade.

As Orquestras Jovem e do Instituto Pastor Augustinho Valério de Souza abriram o evento com muita alegria. A plateia acompanhou na voz formando um lindo coral. “Foi emocionante”, contou o mototaxista Marcos Aurélio, de 40 anos. Ele chorou ao ver a apresentação das crianças do Instituto Evangélico Pr. Augustinho Valério de Souza. “Eu moro em Japeri desde que nasci e nunca tinha visto algo tão bonito. Passei com a moto e não pude deixar de admirar o talento deles. É impressionante. Estou realmente emocionado”, contou o motociclista.

A Prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, que chegou ao local após participar de outra solenidade, fez questão de prestigiar as apresentações e conferiu de perto os trabalhos das artesãs da Economia Solidária.

Dançarina

A dançarina Joyce Santos sentiu a energia do público ao se apresentar. Ela faz parte da Escola de Dança Daniele Fernandes desde 2018. “Foi muito importante e significativo participar deste momento. Sei da responsabilidade e representatividade que é apresentar meu trabalho no município que fui criada. Há muito tempo busco esse solo”, contou a artista.

A festividade contou ainda com um desfile das artesãs do município. Elas expuseram suas obras durante a manhã. Os quadros do ‘Projeto MultiArte’ também encantaram quem passava pelas ruas.

A subsecretária de Cultura, Daniela Beliago, falou ao microfone sobre a importância da música para os jovens: “Desejamos que nossas crianças tenham um caminho de luz, de educação e amor. Por isso trabalhamos incansavelmente para valorizar o talento de cada um aqui”, expressou a subsecretária.