Defesa Civil de Japeri realiza reunião para tratar sobre enfrentamento aos riscos de desastres naturais

No encontro, foi apresentado um plano de contingências sobre as responsabilidades de cada secretaria do município

Nesta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Defesa Civil realizou uma reunião na câmara municipal de Japeri, para apresentar um plano de contingências contra chuvas intensas. Na reunião, que teve a presença de representantes de todas as secretarias municipais, foram tratadas estratégias, planejamento e ações referentes às responsabilidades de cada um dos órgãos nessas situações.

Além disso, o encontro teve o propósito de articular, desde já, ações preparatórias no enfrentamento a um possível decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública.

A engenheira da Defesa Civil, Bruna Carvalho, foi a responsável por apresentar o plano de contingências. Com foco nos riscos de desastres naturais, ela informou quais são os principais motivos que ocasionam estes problemas: ocupação desordenada, remoção da cobertura vegetal do município, vazamento de rede de água e esgoto, lançamento de lixo nas encostas e baixa capacidade de escoamento dos fluxos hídricos.

Bruna mencionou ainda a importância de ter uma boa relação com os municípios mais próximos. “Paracambi, Seropédica, Queimados, Miguel Pereira e Nova Iguaçu são os nossos municípios vizinhos. Na questão de desastres, eles são os principais ajudantes com equipes, nos fornecendo bombeiros, por exemplo”, revelou a engenheira.

Com um número aproximado de 105 mil habitantes, Japeri possui cinco níveis de aviso na defesa civil do município: muito baixo, baixo, moderado, alto e muito alto. Essas escalas ajudam as equipes nas ações de enfrentamento e, com o plano de contingências, todas as secretarias terão uma planilha para saber o que devem fazer em cada estágio.

O Secretário Municipal de Defesa Civil, Henrique Barros, destacou que esta é uma ação a longo prazo para a cidade. “Este é um trabalho que vai ficar para os nossos netos, daqui a 20, 30 anos as pessoas irão colher os benefícios. Por isso a importância de as secretarias trabalharem juntas, estarem sempre unidas”, comentou o secretário, que lembrou ainda a volta do Programa Limpa Rio para Japeri, um projeto do governo do estado voltado para a limpeza de canais e rios nos municípios.

De acordo com a coordenadora de levantamento de áreas de riscos da defesa civil de Japeri, Tania Granadeiro, alguns setores são essenciais quando algum município entra em estado de emergência. “Assistência social, educação e obra são fundamentais nessas situações de calamidade. A assistência trabalha para garantir os benefícios e direitos sociais da população, já as escolas funcionam como abrigos e locais para receber mantimentos, e a obra entra com o maquinário na limpeza da cidade”, disse.

Fotos: Julia Cavalieri