​SEMADES realiza a 2ª oficina de elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental

​O evento aconteceu na Escola Municipal Ary Schiavo e teve a participação de mais de 60 alunos

A Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) promoveu nesta quinta-feira (17), em parceria com o Comitê Guandu, a segunda oficina participativa de elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA). O evento foi aberto ao público e aconteceu na Escola Ary Schiavo, próximo à praça Manoel Marques, no centro de Japeri.

No encontro foram discutidos temas ambientais que impactam a vida de todos os munícipes, como a educação ambiental nas escolas, na gestão pública e nas unidades de conservação. O evento contou ainda com palestras informativas sobre sustentabilidade e uma dinâmica onde os alunos fizeram uma análise sobre as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para o meio ambiente do município, a chamada análise SWOT.

Esta técnica, que em português tem a sigla FOFA, possibilita na oficina a cooperação e o exercício de identificar as problemáticas socioambientais e suas possíveis soluções, fomentando o desenvolvimento sustentável.

Para o estudante Mesaque Macedo, de 14 anos, morador do bairro Nova Belém, participar de oficinas como essa, é importante para a conscientização dos mais jovens. “Uma boa ideia de melhorar as condições do meio ambiente seria ter mais coleta de material reciclável nas ruas e ter mais eventos de conscientização de cuidados com a natureza”, disse o estudante.

Com pensamento parecido, Caique Flores, também de 14 anos, entende que a mudança deve começar desde cedo. “As oficinas da escola nos ajudam a entender o cuidado com o meio ambiente. É importante preservar, não fazer queimadas, não jogar lixo nas ruas”, cita o jovem.

O evento contou com a participação de mais de 60 alunos das turmas do 8º ano da Escola Municipal Ary Schiavo. Esta segunda oficina é a continuação das discussões realizadas na primeira, em que foram debatidos os conceitos sobre a educação ambiental contemporânea e construídos os mapas simbólicos do município com as principais localidades relacionadas à conscientização ambiental de Japeri.

Fotos: Lucas Alexandre