Prefeitura e INEA definem limpeza dos corpos hídricos em Japeri

As ações começam pela Chacrinha, mas outr rios e canais serão desassoreados

Equipes do INEA e da prefeitura de Japeri percorreram na tarde desta segunda-feira, (21) os corpos hídricos da Chacrinha e Nova Belém. O objetivo é fazer a limpeza e desassoreamento dos rios e canais, a fim de, com o período de alto índice pluviométrico chegando, evitar enchentes e alagamentos. Tal ação será realizada pelo Estado por meio do Programa Limpa Rio, e sairá a custo zero para o município, fruto da parceria entre as partes.

De acordo com a vistoria realizada, serão feitas dois tipos de limpezas: manuais e com o emprego de maquinários.

Ao caminharem às margens dos corpos hídricos, o engenheiro do INEA, Ricardo Ferreira e os Secretários Municipais de Obras e Serviços Públicos, Cristiano Pingin, do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy e de Defesa Civil, Henrique Barros, foram traçando as principais ações de prevenção.

De acordo com eles, uma das principais medidas é a limpeza dos corpos hídricos de forma manual, onde não for possível o uso de equipamentos mais pesados. Como inicialmente é o caso da Chacrinha.

“Tem corpo hídrico que a gente pode entrar com maquinário e outros não. Na Chacrinha vamos iniciar com o manual e em Nova Belém já vamos entrar com os maquinários”, disse Meire, acrescentando que a Secretaria de Obras já está atuando no Tambaú e em breve entrará no Primavera.

Para a limpeza e desassoreamento serão utilizadas roçadeiras, foices, máquinas, carrinhos, além do desentupimento de manilhas.

A ideia é ainda utilizar um carro de som de forma a conscientizar a população para que não jogue seus resíduos nos rios e canais, como medida de proteção, prevenção e manutenção da limpeza dos mesmos.