Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação extramuros nos bairros para atualização de caderneta infantil

Ação visa sanar o déficit da cobertura vacinal das crianças da cidade. As equipes ficam nas ruas até 01 de dezembro

Com o objetivo de atualizar a caderneta das crianças de Japeri de 0 a 6 anos, a Secretaria Municipal e Saúde está promovendo uma campanha de vacinação extramuros nos bairros da cidade. As equipes da Atenção Primária vão de porta em porta aplicar os imunizantes. A ação ocorre desde a última sexta-feira (18) e vai até o dia 01 de dezembro.

São técnicos de enfermagem, enfermeiros, e Agentes Comunitários de Saúde, que acompanham e ajudam no chamamento das crianças para se imunizarem.  Segundo a   subsecretária da Atenção Primária, Simone Cruz, a iniciativa foi pensada por conta do déficit da cobertura vacinal infantil.

“Fizemos uma busca ativa para atualizar as cadernetas de vacinação das crianças, e diante do resultado de inúmeras delas em atraso, tivemos a ideia de fazer essa ação. Nossas equipes estão indo nas residências para imunizar e atualizar as cadernetas das crianças. Até o momento percorremos os bairros Vila Central, Citrópolis, Bonfim e Ferroviário”, disse.

A secretária municipal da Pasta, Drª Ana Luiza Affonso, orienta aos pais que cumpram os calendários de vacina e participem dos chamamentos de atualização das cadernetas.

“A descentralização é uma maneira de levarmos os serviços para perto dos moradores. Precisamos ampliar a cobertura vacinal. Chegar a aqueles que não conseguem ir as unidades de saúde. Também estamos vacinando aos finais de semana contra a Covid-19, Influenza e atualizando a caderneta”, disse.

As equipes vão nas residências aplicar as vacinas / Foto: Divulgação